Como grande parte dos destinos turísticos, Ushuaia recebe viajantes durante o ano inteiro com opções distintas para cada estação climática e perfil de turista. Portanto, o que deve nortear essa escolha é o seu gosto, assim como os passeios que deseja fazer durante a estadia na cidadezinha argentina.
Por se tratar de uma região bastante fria, inclusive durante o verão, a maioria das pessoas prefere visitar Ushuaia nessa época do ano, quando as temperaturas estão um pouco mais elevadas e giram em torno dos 10•C. É no verão que os passeios e caminhadas ao ar livre ficam mais agradáveis, pois o vento cortante – apesar de ainda presente – está um pouco mais brando. Outro ponto importante é que no verão as horas de sol são mais longas, com até 18h de luz natural por dia.
Também é no verão que acontece a temporada dos pinguins, mais precisamente entre os meses de outubro a março. Portanto, se você não abre mão de ver esses característicos animais tão presentes na Terra do Fogo, essa definitivamente é a temporada ideal para você visitar a região.
Já para aqueles que pretendem esquiar e fazer snowboarding, a melhor época do ano é o inverno. Ushuaia é conhecida por ter a mais longa temporada de frio da América do Sul (de junho a setembro), com um extenso período de neve para os amantes do esporte. Inclusive, a região é bastante frequentada nesse intervalo de tempo por atletas profissionais que garantem que a neve da cidade é uma das melhores para treinos de alta performance.
No inverno não é difícil a temperatura ficar abaixo de zero, fato agravado por ventos que garantem uma sensação térmica ainda menor. Também nessa estação, as noites são mais longas e os turistas contam com apenas 6h de sol por dia, o que pode acabar atrapalhando seus planos.
Vale lembrar que ao contrário de outras cidades que compõem a Patagônia argentina, como Bariloche, Ushuaia tem a sua alta temporada no verão. Portanto, é nessa época que os preços de hospedagens, alimentação e passeios ficam um pouco mais elevados.