Lar de cerca de 5 milhões de pessoas, Melbourne é uma cidade multicultural e uma das mais jovens do mundo. Um terço da população nasceu no exterior e a migração enriqueceu a cidade com novos sabores, cores, pontos de vista e crenças. Aproximadamente 180 línguas podem ser ouvidas pelas ruas e mais de 100 religiões são praticadas. Pacífica e amigável, é o lugar onde moradores e visitantes de todas as partes do mundo convivem em harmonia e se respeitam.
Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália e a capital do estado de Victoria, no sudeste do país. Conhecida principalmente por ser a capital cultural do país, é difícil se entediar em meio a tantos cafés, restaurantes, lojas, museus, galerias, teatros, parques e bares. Além disso, a cidade tem festivais durante o ano todo!
É anfitriã de uma série de grandes eventos esportivos, como o Australian Open, o Melbourne Cup Carnival e a Formula 1 Grand Prix. Realiza ainda festivais internacionalmente aclamados, como é o caso do Festival Internacional de Comédia de Melbourne, o Festival Internacional de Cinema de Melbourne e o Melbourne Fringe Festival, uma celebração da democracia cultural e da arte para todos. Para completar, possui algumas das mais populares galerias de arte e museus do mundo, como a Galeria Nacional de Victoria e o Museu de Melbourne.
Consagrada por ter uma qualidade de vida invejável, Melbourne possui muitos jardins, parques nacionais e áreas que abrigam animais selvagens da Austrália. Você pode mergulhar na natureza em lugares como o The Great Ocean Road, o Parque Nacional de Grampians, a Phillip Island e o Royal Botanic Gardens.
Saindo de Melbourne, você também pode curtir os arredores, onde se encontram uma incrível diversidade de paisagens, do rural ao selvagem, tudo dentro de uma área relativamente pequena. A aventura ao ar livre é bastante variada. Você pode ser aventurar em atividades, como escalada, hipismo, mergulho, surf, vela, esqui, trilhas, entre outras.
Vale a pena saber que, embora seja economicamente próspera, Melbourne tem enfrentado grandes desafios ambientais. As ciclovias e o transporte alternativo estão crescendo, mas ainda assim a locomoção se baseia em carros. Outro problema é a seca que deixou reservas de água abaixo da metade da capacidade, o que tornou a água o bem natural mais precioso do país. Essa questão fez com que os melburnians criassem um senso de responsabilidade comunitária maior e aprendessem a viver de forma sustentável.
Como chegar
Partindo do Brasil não há voos diretos para Melbourne. Saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, há várias companhias aéreas que realizam a rota, fazendo conexões em diferentes lugares do mundo, de Santiago, no Chile, a Joanesburgo, na África do Sul.
A viagem pode levar até 24h, sendo bastante cansativa, portanto, não se esqueça de viajar com roupas confortáveis, caminhar no avião a cada pouco e garantir um entretenimento de bordo. Há a possibilidade de realizar voos pelo Oceano Pacífico, mas geralmente há mais de uma conexão.
Melbourne é servida por 4 aeroportos principais, porém, voos internacionais geralmente desembarcam no movimentado Aeroporto de Melbourne (MEL), em Tullamarine, a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade.
A forma mais rápida de chegar no centro é de táxi, que você encontra logo ao sair do aeroporto. Porém, também é a opção mais cara. A empresa mais conhecida que atende o aeroporto é a Melbourne City Cabs.
Há algumas alternativas intermediárias. O Skybus é um ônibus executivo que liga o aeroporto ao centro, deixando os passageiros na estação de Southern Cross. Os ônibus partem a cada 10 minutos dos terminais 1 e 3, e levam cerca de 20 minutos até o destino final, se o trânsito estiver bom.
Outro bastante utilizado e um pouco mais barato que o Skybus é o Greenbus, um shuttle que oferece um serviço direto ao centro da cidade. Se quiser gastar ainda menos para sair do aeroporto, é possível chegar no centro da cidade com transporte público.
O cartão Myki, que você compra fora dos terminais 1 e 3, te permite utilizar o transporte público da cidade. O ônibus 901 é a linha que sai do outro lado da estrada, próximo ao Terminal 4 do aeroporto, e se conecta com a estação Broadmeadows, onde você tem a possibilidade pegar um trem para qualquer uma das estações da cidade. O percurso demora em média 1 hora e 15 minutos.
Vida noturna
Melbourne é por natureza uma cidade movimentada e, quando o sol se põe, a cidade continua viva. Após um dia de trabalho, de aulas ou turismo, moradores e visitantes se perdem nas vielas da cidade em busca de um lugar para relaxar, comer e bebericar. Acima daqueles que se apressam na cidade, estão aconchegantes bares rooftops, isto é, bares nas coberturas de edifícios, onde você pode desfrutar de uma bebida, de algo para comer e de uma boa música. Ir a um rooftop é uma das manias mais famosas da cidade!
Para garantir uma visita a alguns dos melhores e mais populares bares rooftops, existe a opção de fazer um tour. Você irá explorar a cidade a pé e visitar quatro dos melhores bares da cidade, cada um com uma bebida gratuita esperando por você. As excursões costumam começar ao escurecer, por voltas das 18h, e são uma maneira emocionante de ver a cidade. Não deixe de procurar na internet as empresas que realizam o passeio.
Se o cair da noite é sinônimo de uns bons drinques, saiba que a cena de bebida de Melbourne é facilmente a melhor na Austrália. Há uma enorme diversidade de locais, que vão desde bares misteriosos escondidos em porões, até sofisticados cocktail bars.
Algo curioso é que muitas vezes cafés e restaurantes se transformam ao longo do dia. O lugar onde você toma seu café da manhã pode ser o mesmo local onde você dança e bebe durante a noite. Para encontrar os mais badalados bares e casas noturnas, se dirija a regiões como St Kilda, Prahran, Fitzroy, Collingwood, Brunswick, Northcote e Yarraville.
Já para uma noite mais leve, você pode ir a um dos vários clubes de comédia da cidade. Um bastante famoso é o The Comic’s Lounge, em North Melbourne, que fará você gargalhar com as apresentações dos comediantes mais consagrados do país. Melbourne se orgulha de ser o lar da comédia australiana, inclusive é palco do anual International Comedy Festival.
Um outro entretenimento noturno é o Luna Park, um nome conhecido no mundo das atrações australianas. O parque de diversões, localizado em St. Kilda, entretém multidões há mais de 100 anos e é considerado o favorito entre visitantes e moradores locais. Entre os mais diversos brinquedos, está a mais antiga montanha-russa de madeira ainda em funcionamento!