Para descobrir o que torna Bruges tão especial, dirija-se ao Grand Place (Groet Markt), onde se concentram os edifícios de maior valor arquitetônico, encantando turistas do mundo todo. O museu Historium, o Belfort e o campanário são algumas das atrações, além da região sediar muitos restaurantes, lojas e bares que dispõem de cervejas artesanais feitas por monges.
O mesmo acontece em Burg, outra praça importante da região, também rodeada de prédios magníficos, como a antigo prédio da Prefeitura, onde fica um dos salões medievais mais bonitos do continente, o antigo tribunal, a Basílica do Sangue Sagrado, o museu Brugse Vrije e o primeiro castelo da cidade.
Entre as construções notáveis está o Antigo Hospital de São João (Memling in Sint-Jan) do século 11, onde há uma galeria de arte, um museu e um belo jardim. Próximo está a Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouw Kerk), que abriga a mais notáveis e a mais alta torre da cidade, com 122 metros de altura, além de uma nobre escultura feita por Michelangelo.
Porém, a catedral mais antiga e tida como principal é a Catedral de São Salvador (Sint-Salvatorskathedraal), erguida na época do império romano para outros fins. Sofrendo inúmeras intervenções ao longo do tempo e transformada em templo religioso, hoje abriga apenas algumas colunas da época, mas seus maiores atrativos são as tumbas da Idade Média e um órgão do século 18.
O comércio se concentra nas ruas Zuidzandstraat e Steenstraat, que revela um lado mais moderno da cidade. Aproveite para levar chocolates belgas para casa e verificar se o sabor justifica a fama dos doces. Se preferir shopping center, busque pelo Alberthal e o Zilverpand.
Durante os passeios de barco, que são guiados e podem incluir um tour pela cidade, se chega ao belíssimo Lago do Amor, marcado pela presença de cisnes. Caso não houvesse se apaixonado por Bruges ainda, ali parece ser um local propício para nunca mais esquecê-la.