Andar por Bruxelas não é uma tarefa difícil e grande parte das atrações turísticas ficam próximas umas das outras. Os trajetos podem ser feitos de ônibus e metrô, o jeito mais rápido e fácil de circular por seus atrativos.
A principal atração turística é a Grand Place, ou Praça do Mercado, que sedia os eventos mais importantes da cidade. É por lá que se encontram prédios históricos dos séculos 15 e 16, restaurantes e a Prefeitura, num notável edifício que merece a visita. A arquitetura se espalha por outros lugares interessantes, como a Cathédrale St. Michel, Galeries St. Hubert, Place Royale e Palais de la Nation.
A imponente basílica Koekelberg, é a sexta maior do mundo e domina o boulevard Leopold II. Sua estrutura conta ainda com um teatro, dois museus e uma plataforma que oferece vista exuberante da cidade. Para fazer um bom circuito cultural, visite ainda o Musée de la Ville de Bruxelles, Hotel de Ville, Musée de la Dinastie, Musée de la Brasserie, Musée d'Art Anexem e o Musée Royal des Beaux-Arts, com um rico acervo que guarda obras de artistas plásticos flamengos como Bosch e Ruben.
A cidade tem museus encantadores, mas um deles chama a atenção por conta de um personagem especial: Tintin. Criado pela desenhista Belga Hergé, o personagem se consolidou nos quadrinhos e ficou mundialmente famoso com seu cachorro Milou. Na Boutique do Tintin dá para encontrar tudo e mais um pouco sobre seu legado.
As crianças e adultos também se divertem no parque temático Mini Europe, que expõe uma cidade em miniatura. Os prédios e monumentos mais importantes de toda a Europa ganham réplicas pequeninas, como a Torre Eiffel, o Partenon de Atenas e o Castelo de Guimarães.
Logo ao lado, passe pelo Atomium, um monumento de 102 metros de altura no Parc D'Ossegem, que sedia exposições. Na esfera mais alta, há também uma vista exuberante de Bruxelas.
Antes de ir embora, não deixe de passar pela estátua Manneken-Pis, pequena no tamanho, mas grandiosa para a cidade. O local, entre a Rue du Chêne e a Rue de L'Etuve, érto da Grand Place, reúne turistas curiosos que param para fotografar o monumento, feito em 1619.
Na hora das compras, os turistas estão bem servidos. Uma das principais avenidas da cidade é Boulevard Anspach, repleta de lojas e restaurantes. Visite também os arredores, pequenas e belas ruazinhas como Rue du Lombard e Marché aux Herbes.
Na Rua do Midi se reúnem artigos típicos, além dos quitutes deliciosos da região, como o chocolate e os waffles. Peças da famosa renda belga podem ser achados na Rue de Bouchers, Rue au Beurre e Rue de L'Etuve.
O comércio ainda se estende pela Rue Neuve, que reúne lojas de departamentos como a Inno, uma das maiores e melhores da cidade.