Localizada no estado de Santa Catarina, mais especificamente no Vale do Itajaí, Blumenau pode ser considerada um pedacinho da Alemanha no sul do Brasil. A forte influência alemã é vista principalmente através da arquitetura em estilo enxaimel e da gastronomia. A oficial Capital Brasileira da Cerveja possui dezenas de cervejarias espalhadas pela cidade e um museu que conta a história da bebida.
Muitos conhecem Blumenau pela tradicional Oktoberfest, segunda maior Oktoberfest do mundo e maior festa alemã na América do Sul, mas a cidade oferece eventos durante o ano todo como a Magia de Natal, o Festival Brasileiro da Cerveja, entre outros.
Algumas sugestões de passeios para fazer durante uma viagem a Blumenau são: visitar o Museu da Cerveja que explica o processo de fabricação da bebida; fazer compras nas fábricas de cristais e roupas que ficam próximas da cidade; conhecer a Vila Germânica, mesmo sendo fora do período da Oktoberfest; caminhar pela movimentada Rua XV de Novembro; experimentar as cervejas artesanais produzidas na cidade; visitar a Vila Itoupava, mais afastada da cidade, porém vale a visita para conhecer ainda mais a cultura alemã e degustar de comidas caseiras feitas pelos próprios moradores da vila e conhecer o Museu Hering que conta a história da marca original de Blumenau que fica em uma antiga casa estilo enxaimel. Para quem quiser aproveitar a ocasião e fazer umas compras, do outro lado da rua fica um outlet da Hering que oferece roupas a preços mais baixos.
A gastronomia é um dos pontos fortes de uma viagem a Blumenau. Alguns pratos alemães como o eisbein (joelho de porco) e kassler (costeleta de porco defumada) são facilmente encontrados, mas a cereja do bolo é o marreco recheado com purê de maçã. Outros pratos para provar são chucrute e salsichas servidas de diversas maneiras. Se por acaso alguém não se animar com a culinária alemã há também diversas opções de restaurantes italianos.
Qualquer hora é hora de viajar para Blumenau, porém durante a Oktoberfest no mês de outubro a cidade fica mais que lotada e a diária dos hotéis duplicam. Quem quiser conhecer a cidade nesse período é recomendado reservar com antecedência, além de estar disposto a pagar caro.
Blumenau é uma cidade fácil de ser visitada, pequena em tamanho, porém enorme em atrativos, assim é Blumenau!