Geralmente um final de semana é suficiente para conhecer os principais pontos da cidade, mas é claro que Brasília reserva outras atrações para aqueles que pretendem fazer uma estadia mais longa. Caso tenha apenas algumas horas livres, vá diretamente para o Eixo Monumental, onde estão as principais atrações do Distrito Federal. Em pouco tempo, o turista poderá visitar as fachadas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Museu da República, da Catedral Metropolitana e do Memorial JK, por exemplo. Porém, dessa forma o viajante estará perdendo a riqueza de detalhes que cada um desses lugares tem em seu interior. Para conseguir percorrer a cidade com calma, a indicação é usufruir de uma sexta, sábado e domingo, que garantirá um tempo satisfatório na capital brasileira.
Reserve atenção especial para visitar a Catedral Metropolitana, a obra mais apreciada de Oscar Niemeyer no Distrito Federal. Se tiver tempo de entrar em apenas um dos locais do Eixo Monumental, lá deve ser a sua escolha! Também encontre uma oportunidade de visitar o Eixo Monumental à noite. A iluminação dá um show à parte e o turista terá um novo ângulo dos lugares que ele já visitou de manhã. O ideal é ter um carro para fazer o tour, mas se não for possível, pague uma corrida de táxi ou Uber que continua valendo a pena!
Para quem quiser fazer um apanhado geral também há a possibilidade de comprar um ticket para os ônibus turísticos de dois andares que transitam pela cidade. Com esse city tour de duas horas de duração, o viajante poderá ter uma visão geral do que Brasília tem a oferecer para, então, eleger os lugares que mais gostou e fazer uma visita mais aprofundada.
Quem gosta de visões panorâmicas deve colocar no roteiro uma ida à Torre da TV, que fica localizada a 75 metros acima do Eixo Monumental. Para entrar no local não precisa pagar, mas vale lembrar que às segundas-feiras não acontecem visitas. Na base do ponto turístico funciona ainda uma feirinha de artesanato e comidas típicas brasileiras que vale a pena ser conferida. A 10 minutos de caminhada de lá está o Estádio Mané Garrincha. As visitas também são gratuitas, mas só acontecem aos sábados de manhã.
O Pontão do Lago Sul também merece a atenção do turista. Não estranhe, mas o shopping a céu aberto tem mais cara de parque do que de centro comercial! Por lá há uma grande agenda, que conta com restaurantes, lojas e atividades esportivas. Localizado na margem do Lago Paranoá, o lugar brinda os visitantes com uma vista surpreendente, especialmente no pôr do sol (o período mais concorrido de lá!). Chegue no local no começo da tarde para dar uma volta e esticar em algum restaurante que privilegie a sua visão durante esse espetáculo da natureza!
Para quem quer aproveitar mais o Lago Paranoá há ainda um passeio de catamarã que sai aos sábados e domingos. Com pouco mais de 1h de duração, o tour permite uma visão diferente de alguns dos pontos turísticos da cidade. Quem fornece esse serviço é a companhia Mar de Brasília e as reservas podem ser feitas por e-mail ou por telefone.
Vale a pena conhecer também o Catetinho, o lugar onde Juscelino Kubitschek morou durante a construção de Brasília. Dispensando qualquer sofisticação, o local conserva a simplicidade das instalações utilizadas pelo ex-presidente, fazendo um contraponto interessante com o Palácio da Alvorada, a residência oficial dos presidentes após JK. O Catetinho fica localizado a 30km do Plano Piloto e abre de terças a domingos, das 9h às 17h. Também possui entrada gratuita.