Búzios não é necessariamente uma cidade barata para comer, mas também não está entre as mais caras. A península oferece muitas opções acessíveis na hora das refeições e é perfeitamente possível gastar pouco mais de R$ 15 em um almoço ou menos de R$ 30 por pessoa na hora do jantar.
Se houver dúvida sobre quais pratos são vendidos em cada local ou sobre os preços das refeições, não tem problema. Praticamente todos os restaurantes possuem o cardápio exposto na entrada. Com isso, diminuem as chances de você cair numa roubada ou deixar aquela refeição se transformar em um rombo no orçamento de viagem.
Na Orla Bardot, os bares costumam ser mais sofisticados e, como é de se esperar, os altos preços acompanham a sofisticação. Por lá, quem busca aliar o momento da refeição com um pouco de agito pode apostar no Buda Beach Bar (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 534). O local oferece uma variada carta de drinks e um cardápio diversificado, enquanto um DJ fica responsável pela música ambiente, em um cenário perfeito para um fim de tarde em Búzios.
Em compensação, a orla também tem espaço para restaurantes tradicionais. É o caso da Biroska do Peixe (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 295-407), com um cardápio recheado de petiscos que vão do peixe frito às iscas de siri. Outro point tradicional de Búzios é o Bar do Zé (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 382), com mesinhas nas calçadas que são a cara da cidade. Perfeito para a hora do pôr-do-sol.
Para provar pratos da gastronomia mundial em um ambiente requintado, a dica é conhecer o Baroque (R. das Palmeiras, 7), eleito como o estabelecimento preferido dos viajantes em Búzios pelo site TripAdvisor. No local, é possível provar muitas das delícias da gastronomia do Velho Continente, da culinária francesa à alemã.
Outra opção muito bem cotada no site é o Místico Sunset Lounge & Restaurant (R. Morro do Humaitá, 13). Com foco na gastronomia mediterrânea e brasileira, o restaurante tem vista para o mar e fica bem no coração de Búzios.
Se estiver em busca de opções mais econômicas, a dica é rumar para a Rua das Pedras, onde há diversos restaurantes com preços acessíveis. Um dos lugares mais badalados é a creperia Chez Michou (Rua das Pedras, 90), que serve crepes doces e salgados ao som de muita música. Pertinho dali fica o delicioso Restaurante do David (R. Manoel Turíbio de Farias, 260), com ótimas opções de peixes, frutos do mar e carnes servidos em um ambiente super tradicional e em clima de comida caseira.
Em compensação, quem pretende visitar uma típica cantina italiana já tem endereço certo: é no Lorenzo (R. Manoel Turíbio de Farias, 40). Com preços moderados, você encontra uma boa variedade de pizzas e massas. Para comer uma comidinha francesa e honrar a atriz Brigitte Bardot, que tornou o balneário famoso há 50 anos, a dica é rumar para o Cigalon (R. das Pedras, 199).
É normal que os preços dos estabelecimentos nas praias também sejam um pouco mais caros - é o que se paga pela oportunidade de curtir a orla de Búzios enquanto petisca alguma coisa. Mesmo assim, a dica é conferir os cardápios dos diferentes lugares, pois muitas vezes a variação de valores entre um restaurante e outro pode ser grande.
Em João Fernandes, há algumas boas opções de lugares para fazer uma refeição, como o Restaurante Pinguim (R. João Fernandes, 1484), que oferece comida boa a um preço justo. O mesmo acontece com a Praia da Armação, onde as mesas de bares disputam espaço em um deck de frente para o mar - prepare-se para encontrar bons preços por aqui! Em compensação, nas praias de Azeda, Azedinha ou Ferradura, a solução é se jogar nos petiscos oferecidos pelas barracas de praia.