Seguindo a tradição das cidades europeias, especialmente as crescidas nas encostas de montanhas, Campos do Jordão também apresenta uma gastronomia de altíssimo nível. Influenciada pela Serra da Mantiqueira, que dá o clima da região, a culinária da nossa “Suíça brasileira” tem origem serrana, com destaque para as fondues (de queijo, carne e chocolate), para as trutas e para o pinhão, que mesmo tímido e usado em menor quantidade aparece em diversos pratos servidos na região.
A cidade de Campos do Jordão conta com diversos restaurantes renomados pela crítica e especialidades de diferentes culinárias, mas como já era de se esperar esse requinte todo vem acompanhado também por um custo extra. Não é barato comer na cidade, especialmente no jantar, que desponta como a refeição principal para grande parte dos turistas. Para quem mora em São Paulo e no Rio de Janeiro – e já está habituado aos valores praticados pelos bons estabelecimentos dessas localidades – os preços ficam na mesma faixa e não assustam. Já para aqueles que vem de outras regiões, é importante reservar uma boa quantia para desfrutar da gastronomia local, sendo esse um verdadeiro trunfo da cidade.
Assim como tudo que acontece em Campos do Jordão, os melhores restaurantes estão no Capivari. Para quem está pensando em sofisticação e não pretende economizar, algumas boas pedidas são o Só Queijo, que apresenta um das melhores fondues da cidade, e o Restaurante Libertango, que garante um churrasco argentino de qualidade. Ainda nesse nível de qualidade estão o Le Foyer (culinária francesa), o La Coupole (culinária mediterrânea), o Matterhorn (culinária suíça) e o Confraria do Sabor (culinária europeia).
Já para aqueles que querem comer bem, mas não se animam em gastar tanto assim, Campos do Jordão também garante uma série de bons restaurantes com preços mais acessíveis. Alguns deles são o Restaurante Pontremoli (culinária italiana), o Harry Pisek (culinária alemã) e o Café Terraço Restaurante e Pizzaria (culinária italiana, com foco em pizzas). Ao caminhar pelas ruas do centro, principalmente nas adjacentes à Rua Djalma Forjaz, é possível encontrar uma grande quantidade de estabelecimentos de qualidade com pratos que custam valores moderados, basta procurar!
Já para aqueles que vão no esquema mochilão e querem gastar pouco com culinária, a melhor alternativa é procurar pelos restaurantes da Abernéssia e da Vila Jaguaribe, que ficam mais distantes do centro e possuem preços mais baratos. Caso queira tentar pratos econômicos no Capivari, as possibilidades não são muitas, mas ainda existem algumas. O Pastelão do Maluf e a Pizza ao Quadrado aparecem como as melhores opções para quem vai com esse perfil de viagem (mas, nesse caso, o turista estará abrindo mão de um dos principais atrativos de Campos de Jordão, ou seja, a gastronomia em si).
Além dos restaurantes, a cidade apresenta diversas lojas que comercializam chocolates. Não deixe de parar em alguma – ou muitas delas – para tomar um chocolate quente e comprar alguns doces artesanais para parentes e amigos. Uma das opções mais frequentadas pelos turistas no centro da cidade é o Chocolate Montanhês. Já para quem quer ir a fundo nessa história, a boa pedida é conhecer a Fábrica de Chocolates Araucária, que fica em Vila Jaguaribe.
Para quem gosta de cerveja e quer tomar uma bebida fabricada na região, experimente uma – ou muitas – Baden Baden. A cervejaria foi fundada em 1999 no estilo alemão e se propõe a fazer artesanalmente as bebidas fermentadas. Hoje a Choperia Baden Baden – situada no coração do Capivari – é um verdadeiro ponto turístico de Campos do Jordão e atrai turistas de todas as partes não só pelas cervejas, mas também pelos pratos alemães servidos aos seus clientes.