O inverno é a melhor época para conhecer a cidade. É nesse período que Campos do Jordão ferve, com o Festival de Inverno mais movimentado do Brasil e diversas ações promocionais de marcas famosas pelos quatro cantos da região. Os meses mais procurados são junho e julho, impulsionados também pelas férias escolares, que infelizmente trazem consigo preços mais altos. É no inverno ainda que as temperaturas estão mais baixas, muitas vezes na casa dos 5•C, fazendo com que Campos do Jordão tenha aquela atmosfera de cidadezinha europeia!
Além do preço mais salgado, o ponto negativo do inverno é o número de turistas que visitam a cidade. O trânsito fica bastante complicado, especialmente na região central, e não é incomum ter que aguardar longas filas para ir a lugares badalados, como a cervejaria Baden Baden e os restaurantes mais tradicionais da cidade.
Já para aqueles que querem aproveitar o friozinho, mas não estão dispostos a arcar com os valores da alta temporada, maio e agosto são os meses ideais para ir para lá. Nessa época a temperatura está amena, então ainda dá para aproveitar o clima característico do inverno com preços mais acessíveis.
É possível conhecer Campos do Jordão em outras épocas também, inclusive no verão, mas o charme do friozinho (que é o verdadeiro cartão postal da cidade) é perdido. No entanto, para quem vai em épocas mais quentes é possível fazer mais passeios ao ar livre, como visitar a Ducha de Prata, conhecer o parque Amantikir, ir até a Pedra Baú e Bauzinho, assim como também fazer um passeio de teleférico no Morro do Elefante.