A região da Serra Gaúcha é mesmo recheada de atrações, belezas naturais e principalmente de restaurantes de qualidade. Tem de tudo um pouco, desde o famoso churrasco gaúcho, vinhos produzidos em vinícolas locais, o tradicional café colonial, sequência de fondues, o delicioso apfelstrudel, até restaurantes especializados em cozinhas menos óbvias como por exemplo a asiática.
A culinária alemã está presente em muitos restaurantes, assim como o chopp artesanal para acompanhar a refeição. A culinária italiana também marca presença nas cantinas do centro da cidade e nos restaurantes ainda comandados por típicas famílias italianas, escondidos no meio da Serra Gaúcha. E as fábricas de chocolates que não dá nem pra saber quantas existem por ali, difícil é voltar sem provar essas delícias feitas das mais variadas formas. Tem até um museu do chocolate, que fica em Gramado (mas são somente 7 quilômetros que separam as duas cidades) e homenageia esse alimento tão consumido e adorado.
Falando em sobremesa, o Castelinho Caracol, que foi uma das primeiras residências de Canela e hoje funciona como um museu, é onde tenha talvez a melhor sobremesa de Canela, o apfelstrudel, uma sobremesa tradicional austríaca, de dar água na boca. Se você não tem a intenção de conhecer o museu, não tem problema, passe lá apenas para comer o doce e não irá se arrepender, pode inclusive pedir em uma embalagem pra viagem.
Para quem gosta de lugares diferentes, o Magnólia Cine Gastrô Bar foi inaugurado em 2014 e já conquistou turistas e moradores. É um bar e restaurante com decoração vintage, instalado em uma casa da época de 1950. O casarão foi restaurado deixando todos os ambientes impecáveis e ainda conta com um cinema e espaço kids. O menu é contemporâneo, com pratos elaborados pela chef Roberta Rech. Aos domingos pela manhã é servido brunch e no restante dos dias abre somente a noite. É recomendado fazer reserva.
O café colonial que representa o típico café alemão, é uma tradição ainda mantida na Serra Gaúcha. Ainda que hoje em dia seja servido em alguns lugares como uma refeição tipo buffet, ou seja, com uma grande quantidade de itens, onde o importante é a quantidade e não a qualidade, ainda há lugares onde o café colonial preserva suas raízes, como é o caso do café colonial servido durante o passeio de agro turismo que sai da Praça das Etnias, em Gramado. Esse sim vale a pena, aliás o passeio todo compensa. Para comprar o ingresso do passeio, vá pessoalmente até a praça e se informe no guichê.
Para uma boa sequência de fondues, vá até o Chez Lys Blanc que fica na principal rua de Canela. É um restaurante mais sofisticado, mas os preços são semelhantes aos outros da região. É um bom lugar para provar uma sequência de fondues.
Se você é daqueles que não resiste a um sushi, não se preocupe, em Canela também tem uma boa comida asiática, embora não seja o forte da culinária local. O Galangal que também fica na principal rua da cidade, tem além de sushis e sashimis, outros pratos da culinária asiática como pratos tailandeses, indianos e chineses.
E se você quiser trazer um vinho da viagem, a adega Charbonnade funciona desde 1987 e tornou-se o império dos vinhos em Canela. Há vinhos do mundo todo, sendo a maioria proveniente de vinícolas mais caseiras