Uma gastronomia que mistura frutos do mar como camarões, lulas, lagostas e peixes frescos com a comida típica do Nordeste. Acrescente legumes e verduras cultivados na ilha, coloque um toque gourmet a tudo isso, muito sabor e aí está a gastronomia da ilha.
O preço em geral de tudo é caro, bem mais caro que os restaurantes do continente ou de qualquer outro destino no Nordeste, mas estamos falando de Fernando de Noronha, onde tudo está acima do preço, afinal a dificuldade de obter muitos ingredientes inflaciona os valores, quem viaja pra lá tem que estar preparado pra gastar, mas embora seja um destino caro, as paisagens e a gastronomia compensam tudo.
Foi-se o tempo em que não havia boas opções de restaurantes em Fernando de Noronha. Aliás foi-se o tempo em que não havia bons restaurantes e boas pousadas. Embora a essência do lugar continue bem rústica, hoje em dia há restaurantes dos mais simples aos mais refinados, sendo que a quantidade dos refinados é maior que os simples, como esses a seguir:
O Restaurante Varanda, que fica na Vila do Trinta, possui cardápio variado com muitos pratos especializados em frutos do mar. Faz parte da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, o que significa que o restaurante que faz parte dessa associação oferece um prato de louça como brinde se o cliente escolher um prato específico do cardápio. Uma boa lembrança depois de uma boa refeição, esse é o conceito.
O Restaurante Xica da Silva, que fica na Floresta Nova, quase esquina com a BR, tem cardápio mais enxuto, porém a comida está entre as melhores da ilha, incluindo um excelente Baião de Dois e outros pratos nordestinos que foram gourmetizados, mas continuam divinos. Também há frutos do mar.
O Restaurante da pousada Tejú-Açú fica dentro da pousada e possui cardápio com pratos contemporâneos e de alto nível. Está entre os melhores de Noronha.
O Restaurante Mergulhão possui uma vista para o mar que só isso já valeria a pena. Acrescente pratos criativos e saborosos, música boa e ambiente hype chique, esse é o restaurante para quem quer uma boa refeição e uma vista melhor ainda.
Para o Festival gastronômico da Pousada Zé Maria é recomendável fazer reserva com antecedência, pois costuma sempre encher, principalmente aos sábados, mas o festival acontece também às quartas. O festival inclui um buffet com uma enorme oferta de frutos do mar, sem limites para desfrutar tudo o que é oferecido, e o destaque vai para a paella. Para conhecer o restaurante da pousada em um ambiente mais tranquilo, melhor deixar para outro dia em que não ocorra o festival.
O restaurante da pousada Triboju está classificado como o melhor da ilha, de acordo com o site TripAdvisor. O atendimento é de primeira, ambiente idem. Pratos refinados e elaborados com opções de receitas tanto clássicas como modernas. O preço está no padrão Noronha, ou seja, caro.
Para uma refeição mais econômica, o restaurante Flamboyant localizado na praça que leva o mesmo nome, na entrada da Vila dos Remédios, oferece almoço por quilo, que acaba saindo mais barato que um restaurante à la carte, mas é somente durante o horário do almoço e abre todos os dias.
A ilha que antigamente era somente linda, mas sem infraestrutura, hoje tornou-se uma ilha gourmet e que continua linda!