- América do Sul
- Brasil
- Gramado
- Onde ficar em Gramado
A estrutura hoteleira de Gramado é excelente, com hotéis para todos os estilos de viajantes - das pousadas simples e aconchegantes aos hotéis luxuosos e bem estruturados.
Como o turismo na cidade é forte, uma boa dica é reservar as acomodações sempre com bastante antecedência, especialmente se a viagem está programada para os períodos de férias, em julho e dezembro, e em vésperas de feriado.
Além dos hotéis na parte urbana da cidade, há várias opções na área rural, para quem busca um maior contato com a natureza. Os principais restaurantes e a maioria das agências dos passeios buscam os turistas nos locais de hospedagem, por isso é possível ficar em locais mais afastados
Dependendo do perfil da viagem e do número de pessoas, alugar um imóvel também pode ser econômico. Há muitas alternativas de apartamentos casas e chalés residenciais para locação de turistas. A maioria dos imóveis possui cozinha equipada e muitos acomodam grupos e famílias.
- Centro
A grande atração do Centro é percorrer as ruas elegantes vendo as lojas, namorando as vitrines e escolhendo em qual restaurante será a próxima refeição. A região concentra a maior estrutura de hospedagem, de gastronomia e do comércio. Ideal para quem procura praticidade e gosta de ficar no meio do agito. Há hotéis e pousadas de todos os tipos: resorts, hotéis com estrutura de lazer, hotéis boutique, pousadas charmosas e alguns estabelecimentos mais econômicos. Muitas das atrações estão no Centro, como o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, as igrejas Matriz São Pedro e do Relógio, Aldeia do Papai Noel, entre outras.
- Planalto
O Planalto é um dos bairros mais nobres de Gramado. O clima é mais residencial, embora haja vários hotéis, pousadas e restaurantes. O bairro fica próximo ao centro da cidade e abriga alguns pontos turísticos e espetáculos tradicionais de Gramado. O antigo Parque Hotel, a beira do Lago Joaquina Ritta Bier, é palco do grande espetáculo Nativitaten. Em uma rua próximo ao lago, fica localizado o Mini Mundo, clássico parque temático de miniaturas. A região do Lago Negro, dentro do bairro, é uma outra área residencial com diversas opções de hospedagem, entre hotéis luxuosos e pousadas mais simples e baratas.
- Bavária
O bairro Bavária é uma área residencial agradável e arborizada, distante cerca de 10 a 20 minutos a pé do Centro. O bairro celebra a herança germânica da região em suas construções, cores e ruas. As ruas e calçadas limpas, bem cuidadas e arborizadas juntam-se aos belos e amplos jardins sempre floridos das propriedades particulares, completando um cenário de cartão-postal. Aqui você estará em um bairro charmoso, com vários hotéis, pousadas e alguns restaurantes.
- Floresta
Casas coloridas, construídas em madeira e com grandes janelas com venezianas, que lembram a casa dos avós, vão se misturando com as construções mais novas. É esse cenário que faz do Bairro Floresta um lugar único. O bairro residencial, distante cerca de 1,5 km do Centro, possui várias pousadas econômicas. O bairro fica próximo ExpoGramado, onde são realizados muitos eventos, inclusive a Feira de Natal e o Grande Desfile de Natal do Natal Luz.