Ilhabela é um destino turístico que vai além de praia e mar. Sim, a natureza é exuberante, Ilhabela possui 83% de sua área preservada por um parque estadual, mas outros fatores como a vida noturna, o charme das pousadas e, principalmente, a gastronomia, são motivos determinantes na hora de escolher o destino para aproveitar um final de semana ou pra quem pode, alguns dias.
O trecho onde há mais oferta de restaurantes e bares é entre as praias do Perequê e de Santa Tereza, incluindo nesse trecho o Centro Histórico, mais conhecido como Vila. Ilhabela possui uma grande variedade de restaurantes, seja para almoço ou jantar, que servem desde um simples prato feito até pratos elaborados da alta gastronomia. Durante o dia, em algumas praias também é possível fazer boas refeições nos diversos quiosques encontrados pelas praias da ilha, eles servem desde drinques elaborados, a tão pedida cerveja gelada, porções e fartas refeições, tudo para que o turista não precise deixar a praia.
Se engana quem pensa que por ser um destino de praia só há restaurantes especializados em frutos do mar. Os restaurantes de Ilhabela conseguem agradar aos mais exigentes paladares, com restaurantes especializados nas mais variadas cozinhas, inclusive de gastronomia internacional e não estamos falando somente de cozinha italiana.
Para quem gosta de restaurante de comida contemporânea, o badalado Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, com unidades também na capital paulista, possui inspiração na culinária tailandesa com um toque caiçara.
Para reunir uma culinária refinada de frutos do mar com influência mediterrânea e uma vista panorâmica do mar, o All Mirante Bar e Restaurante fica no extremo sul da ilha e costuma agradar muito seus clientes, tanto pela vista como pela comida. Para quem não dispensa uma boa massa, o restaurante italiano Casa Vielas oferece massas e pizzas em um ambiente agradável, fica no bairro do Bexiga. O restaurante Pimenta de Cheiro fica no Perequê e é uma boa opção para provar uma comidinha caseira, com preço bem mais econômico que os restaurantes da alta gastronomia. Com vista para o mar, o sucesso da casa fica por conta dos pratos feitos preparados na hora.
O Nova Iorqui é um bar e restaurante inaugurado em 2000 e fica no sul da ilha, mas recentemente abriu uma nova unidade próximo da Vila, a especialidade são pratos à base de peixes e frutos do mar. O MeGusta Ceviche e Pisco possui ambiente descontraído, com decoração peruana e é muito frequentado por jovens, o próprio nome já diz sua especialidade. O restaurante Tróia fica dentro do badalado hotel DPNY. Com boa música, vista para o mar e uma boa carta de vinhos, o restaurante é considerado um dos melhores da ilha, é recomendado fazer reserva.
Ao longo do ano Ilhabela oferece diversos festivais gastronômicos, provando que é um destino onde a gastronomia é um dos pontos fortes. O Festival do Camarão de Ilhabela já está na sua vigésima segunda edição, com recorde de público em 2017. Além do Festival do Camarão, Ilhabela também realiza o Festival da Tainha, entre outros festivais como o Ilhabela Sabor, um Festival de Gastronomia Internacional.