A ilha mais badalada do litoral de São Paulo recebe a cada ano mais e mais turistas, sendo a maioria deles paulistas, mas hoje em dia Ilhabela é bastante visitada por turistas vindos de todas as partes do Brasil e até do mundo, afinal, motivos e beleza não faltam para conhecê-la.
A alta temporada é durante os meses de verão, mais especificamente de dezembro até o carnaval, em julho que é mês de férias escolares e feriados prolongados. Nessas datas tudo fica muito cheio, no centro tem até congestionamento, além de hotéis com tarifas mais altas. O trânsito já começa na balsa, antes de chegar na ilha, ou melhor, o trânsito já começa nas estradas.
O verão é a época de mais calor, aliás, muito calor, quando a ilha fica cheia, mas também pode chover bastante. O inverno é o período de baixa temporada e mais frio, mas nada muito intenso, muitas vezes dá até para pegar praia com sol. A partir do mês de março até junho, as praias ficam bem desertas, ótimo para quem deseja descansar, aproveitar bem a paisagem sem a muvuca do verão e ainda por cima pagar tarifas mais baixas.
Alguns eventos movimentam a cidade durante o ano inteiro como a Semana Internacional da Vela, o Festival de Jazz, o Festival de Camarão, a Festa da Tainha e muitos outros.