Não importa se o turista só quer relaxar na praia, conhecer a história do cacau ou passear pelos livros de Jorge Amado, Ilhéus tem um pouco de tudo para oferecer.
No Centro Histórico da “princesinha do Sul” está a Catedral de São Sebastião, principal postal da cidade. Apenas alguns passos de distância, está o Bar Vesúvio, onde é possível tirar a clássica foto ao lado da estátua de Jorge Amado sentado na mesa de bar. Para os apaixonados pela literatura do autor, a Casa de Cultura Jorge Amado não fica muito distante dali.
O Bataclan fica apenas alguns minutos a pé. Lá o visitante pode conhecer a história do antigo cabaré, frequentado pelos coronéis do cacau. Atualmente, o edifício funciona como restaurante, museu, além de ser palco de peças de teatro e shows. O Teatro Municipal de Ilhéus, Palácio Paranaguá, Casa do Coronel Misael Tavares e Igreja Matriz de São Jorge – construída em 1556 – são outras atrações do centro histórico.
Próximo do centro histórico, está o Mercado de Artesanato de Ilhéus, lá estão dispostas diversas barraquinhas com produtos artesanais locais, uma ótima pedida para quem quer comprar lembrancinhas para os parentes e amigos.
Os apaixonados por chocolate podem realizar os passeios pelas fazendas de cacau da região. A Fábrica de Chocolates Caseiros, construída em 1985, é conhecida como a primeira fábrica de chocolate do Nordeste e Norte. Lá é possível ver a fase final da produção de chocolate, além de contar com uma mini fazenda para as crianças. A Fazenda Provisão, de 190 anos, oferece visitas diárias e quartos para hospedagem. A Fazenda Primavera existe desde 1816 e apresenta em sua propriedade um museu com mobília e documentos da época do império. Para os que tem curiosidade sobre toda a produção de cacau, também é interessante uma visita ao CEPLAC, centro de pesquisa importante para a produção local de cacau.
Para os amantes da natureza, Ilhéus tem uma diversidade de praias e passeios ecológicos pela Mata Atlântica. As ilhas flutuantes, cachoeiras, grutas, corredeiras e trilhas pela mata atlântica são algumas das atrações dos 6,4 quilômetros quadrados da área de proteção ambiental Lagoa Encantada e Rio Almada.
Após uma viagem de uma hora de carro o turista chega na Reserva Biológica de Una, onde a Mata Atlântica é explorada em cima de uma passarela suspensa a 20 metros de altura, banhos de rio e trilhas também fazem parte do pacote.
As praias de Ilhéus podem ser separadas por urbanas, do Sul e do Norte. A maior parte das praias do Norte não apresentam estrutura de barraquinhas, mas não perdem a beleza por isso. É recomendável levar o próprio alimento (lembrando de recolher o lixo depois). A Praia do Norte, Praia dos Coqueiros e Praia de Barramares, são exemplos de praias “desertas” no litoral norte de Ilhéus, a Barramares é frequentada por surfistas e pescadores locais. Já a praia Ponta da Tulha, Praia Mamoã e Praia da Jóia tem uma boa estrutura e são frequentadas por turistas no verão.
A praia do Marciano e Boca da Barra são as únicas praias urbanas recomendadas para turistas, as outras não tem estrutura ou não são indicadas para banho. No litoral Sul, é onde estão as melhores praias de Ilhéus e Olivença. A praia dos Milionários e a praia do Cururupe são bem populares e com boa estrutura. A praia Backdoor é popular entre os surfistas. A praia dos Milagres e praia de Canabrava são bem recomendadas na região. A praia de Batuba é a principal de Olivença – distrito próximo a Ilhéus – e possui ótima estrutura de barracas, além de shows e danças ao vivo.