O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de camarão do Brasil e, como não poderia ser diferente, a iguaria é encontrada na maioria dos pratos e em quase todos os restaurantes, desde os mais simples aos mais renomados.
E na capital potiguar, onde a gastronomia é um dos grandes atrativos, há camarão servido de diversas maneiras, para agradar aos mais exigentes paladares, e olha que nem é preciso muito esforço para isso, pois os camarões são muitas vezes frescos, o que agrega ainda mais sabor. Mas nem só de camarão vive os restaurantes de Natal, lá também se encontra outros tipos de frutos do mar como lagosta, caranguejo, siri, além claro, de peixes. Acrescente o sabor da culinária do Nordeste através dos tradicionais pratos como escondidinho, carne de sol, carne seca, buchada, feijão verde, macaxeira frita e baião de dois, aí se tem uma ideia da culinária de Natal.
As sobremesas também merecem destaque seja nas tapiocas doces, nos doces de coco verde, cocadas ou nos doces feitos com a castanha de caju, afinal o Rio Grande do Norte é a terra do maior cajueiro do mundo. E os sucos feitos de frutas tropicais são uma ótima pedida para aliviar um pouco o calor, sucos de manga, caju, cajá, maracujá, mamão e mangaba são algumas opções.
O café da manhã já começa com fartura nos hotéis, com muitos sucos de frutas típicas e tapiocas, porém mais tarde, na hora da fome, o caminho mais fácil é o que leva até a Praia de Ponta Negra, onde está a maioria dos restaurantes e bares.
O restaurante Camarões Potiguar é tradicional e o nome já diz sua especialidade, que está presente em mais de 30 pratos, nas mais variadas especialidades. A matriz fica em Ponta Negra, mas o restaurante possui duas outras filiais na cidade. Normalmente é concorrido, se possível é melhor chegar com antecedência.
O restaurante Tábua de Carne serve além de carnes, comidas nordestinas, a matriz trabalha com pratos à la carte e rodízio, já a filial apenas à la carte. Muito procurado principalmente por turistas.
O restaurante Paçoca de Pilão trabalha com as delícias da culinária nordestina e tem a carne de sol como carro chefe. Preparada manualmente no pilão, é servida com vários acompanhamentos como macaxeira, banana, feijão verde e arroz.
A Casa de Taipa é mais um restaurante de Ponta Negra, especializado em tapiocas e cuscuz, possui mais de 40 tipos de tapiocas diferentes no cardápio, entre doces e salgadas. A decoração também agrada bastante.
O famoso restaurante Mangai trabalha com buffet que possui aproximado 120 receitas incluídas, sendo a maior parte delas comidas nordestinas. É muito concorrido principalmente nos finais de semana.
Os fãs de caranguejo irão gostar da Toca do Caranguejo, o restaurante que fica em Ponta Negra é famoso pelo caranguejo fresquinho, já a Barraca do Caranguejo, que também fica em Ponta Negra, tem como especialidade os camarões, e não os caranguejos. Trabalha com rodízio de camarões servidos nas mais diversas especialidades.
Para quem gosta de mercados públicos, o Mercado da Redinha que fica na Praia da Redinha, tem mais de 100 anos, porém é bem modesto. Muito procurado por turistas e natalenses que querem provar a ginga com tapioca, um prato típico da culinária do Rio Grande do Norte que inclui um pequeno peixe servido frito e empanado junto com a tapioca. Foi reformado recentemente mas continua sendo bem simples.