A capital do Rio Grande do Norte reserva atrações em todos os cantos, de norte a sul. Natal funciona também como base para conhecer outras cidades próximas, ao todo são aproximadamente 400 quilômetros de costa recheados de paisagens e praias para turista nenhum botar defeito. Com sol quase todos os dias do ano, não foi à toa que Natal tornou-se um dos destinos mais visitados do país.
A maioria dos turistas começa a desbravar Natal pela Praia de Ponta Negra, onde estão localizados muitos hotéis, bares e restaurantes. Essa é a praia mais famosa de Natal e um dos motivos que faz com que praia seja tão badalada é que lá se encontra o cartão postal da cidade, o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura que fica no extremo da praia. Antigamente o morro servia de local para prática de esquibunda, o que foi proibido, aliás hoje em dia é proibido subir na duna, mas observá-la de longe já vale a pena.
O Forte dos Reis Magos é outro cartão postal que demorou 30 anos para ser construído, com o objetivo de proteger o território de invasões estrangeiras. É recomendado fazer a visita guiada dentro do forte pois dessa maneira fica mais fácil entender a história e a importância do monumento.
O Parque das Dunas fica dentro da cidade em uma área ocupada por Mata Atlântica, além de, claro, muitas dunas. Há 3 tipos de trilhas para explorar o parque, cada uma com um grau de dificuldade, sendo que uma delas pode ser feita inclusive com crianças a partir de 7 anos de idade.
Para quem não consegue voltar de uma viagem sem comprar no mínimo um souvenir, o Shopping do Artesanato Potiguar reúne diversas lojinhas e boxes, vendendo vários tipos de produtos, desde artesanatos e comidas típicas até imãs de geladeiras e camisetas. Fica na praia de Ponta Negra.
A Praia Barra de Tabatinga fica a aproximados 40 quilômetros ao sul de Natal e costuma receber nos finais de tarde, frequentadores ilustres, os golfinhos. Do Mirante dos Golfinhos é possível vê-los, além de ter uma bela vista do mar e da praia.
A Praia de Pirangi do Norte é uma das mais procuradas da região. Pirangi significa rio de peixe, e no encontro dele com o mar ficam algumas barracas para um saboroso e farto almoço. Na praia também é oferecido um passeio de barco que vai até cerca de 800 metros da costa, onde se formam piscinas naturais. Além de tudo isso, é ali que fica o maior cajueiro do mundo, com aproximado 8.500 metros quadrados de copa. Para terminar o dia, nada melhor que um suco de caju, e para levar de recordação, um pacote de castanha de caju.
Outro passeio super tradicional é conhecer as dunas douradas de Genipabu, ao norte de Natal. Com o sol refletindo quase os 365 dias do ano, aqui o passeio pode ser feito de duas maneiras, com ou sem emoção, sendo que a maioria das pessoas prefere a primeira opção, que inclui descer as dunas de bugue, em alta velocidade para sentir muito frio na barriga. No local ainda é possível fazer passeios na corcova de dromedários, praticar esquibunda, aerobunda e o kamikase. Para quem procura algo mais tranquilo, a dica é apreciar a Lagoa de Genipabu do alto das dunas. Na região há também hotéis, restaurantes, além de praias reservadas.
Maracajaú, próxima de Genipabu, fica a cerca de 55 quilômetros ao norte de Natal. O destino é um complexo de piscinas naturais com águas transparentes e mornas, cheias de peixinhos coloridos e outras espécies marinhas que ficam a cerca de 5 quilômetros da costa e são formadas durante a maré baixa. Por ser uma Área de Preservação Ambiental, a atividade turística é controlada e fiscalizada. Muitos consideram as paisagens da região como as mais bonitas do estado.
A famosa Praia de Pipa, ao sul, fica um pouco mais distante, a cerca de 80 quilômetros da capital, mas quem pode esticar a viagem não se arrepende, melhor ainda se puder pernoitar na vila. Pipa pertence ao município de Tibau do Sul e tornou-se um destino muito popular não só no Brasil, mas no exterior também, boa parte dos visitantes de Pipa são estrangeiros. A Av. Baía dos Golfinhos é a principal rua da vila, repleta de bares e restaurantes, enche de gente ao entardecer. Com uma atmosfera hippie-chique, praias com um visual incrível e uma noite pra lá de animada, Pipa é um destino que complementa uma viagem a Natal.