Como não poderia deixar de ser, a cidade histórica exala o que há de melhor na culinária mineira (uma das mais apreciadas do Brasil!). Portanto, quem vai para lá e não abre mão de comer muitas das iguarias típicas da área, deve se dirigir diretamente para a Rua Direita e para a Rua São José, que concentram a maior parte dos estabelecimentos gastronômicos da cidade. Por lá o viajante também encontrará bons exemplares de especialidades internacionais – italiana e francesa, por exemplo – apesar de o forte mesmo ser a culinária regional feita em panelas de barro e sempre cheia de temperos.
Para abrir o apetite que tal um Pão de Queijo? Muito apreciado, esse aperitivo mineiro ganhou o coração dos brasileiros e as mesas de café da manhã de boa parte do nosso território. O seu sabor dispensa comentários, sendo imprescindível experimentar um legítimo pão de queijo mineiro quando for à cidade. Ao contrário do que acontece em outros lugares, a iguaria feita em Minas Gerais é bastante recheada de queijo e possui consistência e textura características. Os Caldinhos também são presença garantida por lá. Um dos mais comuns é o de feijão, bamba de couve, linguiça frita e torresmo à pururuca! Apesar de ser somente uma entrada, o viajante já se sentirá praticamente satisfeito após se deliciar com essa iguaria!
Para prato principal, prepare-se para comer muito feijão e carne de porco – a base da culinária mineira! Experimente o Tutu, uma modalidade de feijão que é cozido, amassado e engrossado para ficar com aparência de purê. Para acompanhar, nada menos do que carne de porco, linguiça, ovo, couve e arroz. O Feijão Tropeiro é também bastante tradicional na cidade. Em vez de ser amassado como acontece no Tutu, ele é misturado com a carne de porco para acentuar o sabor.
Mas se você não é fã de carne suína, saiba que o frango também é bastante utilizado na culinária mineira. O prato mais tradicional que leva esse ingrediente é o Frango com Quiabo, que ainda conta com o vegetal característico da região para dar o toque final. Já o Frango ao Molho Pardo traz influência do passado, pois tem raízes portuguesas. A base do seu molho é feita com sangue de galinha fresca para garantir o gosto característico da iguaria. Para acompanhar, arroz branco, couve e angu.
Os doces também são muito tradicionais na cidade. Para começar, o Doce de Leite é presença garantida em quase toda lojinha de guloseimas e lembrancinhas. As Compotas de Frutas também ganham bastante espaço, sendo as de figo, goiaba e laranja algumas das mais consumidas pelos moradores locais. Os doces em barra também são muito apreciados por lá, caso do próprio Doce de Leite, da Bananada, da Cidra, da Goiabada e da Pessegada. O fator constante em todos esses doces – que, inclusive, garante o sabor com cara de fazenda – é o preparo com tacho de cobre e colher de pau em um fogão a lenha.
As Cachaças também são muito características na região, existindo até mesmo alambiques que permitem a visitação dos turistas para acompanhar todo o seu processo de preparação. Para tomar algo bem regional, procure pela Cachaça da Roça. Os Licores também não fazem feio e despontam como um ótimo acompanhamento para as sobremesas. Uma das versões mais consumidas pelos mineiros é o Licor de Jabuticaba, que é produzido de maneira artesanal e comercializado aos montes para os turistas que visitam a região.
De qualquer forma, prepare-se para ganhar umas gordurinhas a mais na cidade. Isso porque apesar de deliciosas, as comidas de Ouro Preto costumam ser bem pesadas e calóricas!