O que irá dar o tom da sua viagem será o tempo que você terá disponível para explorar Ouro Preto. Com atrações para divertir o turista por mais de uma semana, a cidade não deixa nada a desejar quando o assunto é ponto turístico. Porém, como a maioria dos viajantes vai à região durante finais de semana e feriados, a boa pedida é eleger os principais monumentos para ter uma visão geral do primeiro município brasileiro declarado Patrimônio da UNESCO. Mas independentemente disso, o que não pode ficar de fora do seu roteiro são as igrejas, museus e minas de ouro da região.
As igrejas de Ouro Preto são reconhecidas por sua beleza e estilo característicos. Cada uma delas dá um show à parte e são, sem sombra de dúvida, o verdadeiro foco da maioria dos viajantes. Prepare-se para ver algumas das obras mais conhecidas de Aleijadinho (cujo nome de nascimento é Antônio Francisco Lisboa) e Mestre Ataíde (batizado como Manuel da Costa Ataíde).
Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, inaugurada em 1766 com estilo barroco e rococó, assim como a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição, datada de 1727. Em ambas há muitas obras de Aleijadinho, sendo que a segunda abriga ainda os restos mortais do artista, assim como um museu com alguns dos seus trabalhos. Reserve tempo ainda para ir à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de 1733, e à Igreja de São Francisco de Paula, de 1804, que fica em um ponto alto da cidade e garante uma visão deslumbrante de Ouro Preto. Vale lembrar que o município conta com inúmeros templos religiosos, então escolher os principais é fundamental. Muitas das igrejas cobram entrada e funcionam em horários específicos, então se informe para não perder tempo (ainda mais se você tiver dias contados na cidade!).
Os museus também são muito procurados, principalmente pelos amantes da História do Brasil. Talvez o principal e mais imperdível deles seja o Museu da Inconfidência. Localizado em uma parte central de Ouro Preto, na Praça Tiradentes, o local inaugurado em 1944 permite a observação de documentos e objetos referentes à Inconfidência Mineira, assim como a visitação de túmulos de alguns personagens importantes dessa passagem histórica. O Museu Aleijadinho, que fica dentro da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição, também é outro dos pontos altos da cidade. Para quem tiver um tempinho a mais, vale a pena conferir ainda o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, a Casa dos Contos e o Museu Casa Guignard.
Para terminar seu tour com chave de ouro, literalmente, não deixe de visitar as minas que marcaram a história do lugar. Muito tradicionais durante a época em que o local ainda se chamava Vila Rica, as minas de ouro hoje garantem ao turista uma volta ao passado. Com visitas guiadas, os locais permitem um mergulho a fundo nos fatos históricos do período. A Mina do Chico Rei e a Mina da Jejê são algumas das mais procuradas na cidade. Já a Mina da Passagem se destaca por oferecer um tour guiado com direito a passeio de carrinho pelos trilhos. Isso, é claro, vem junto com um acréscimo do valor, uma vez que os tickets para esse passeio acabam saindo mais caros que os demais.
Se a sua ideia é fazer um passeio mais esticado, faça bate-voltas para outras cidades históricas da região. Alguns dos municípios vizinhos que mais atraem turistas são Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei. Cheias de atrativos, essas localidades garantem uma continuação à imersão histórica iniciada pelas ruas de pedras de Ouro Preto.