Situada na Província de Ontario, a capital canadense – apesar de ser a quarta maior cidade do país – ainda mantém o clima de comunidade. Talvez esse seja o motivo de o turista ter a sensação de estar em um município ainda menor, com a maioria das suas atrações concentradas na região central. Seja pela configuração, seja pela concentração dos pontos de interesse, o fato é que o turista tem a sua vida facilitada, especialmente quanto à locomoção, quando pensa no que pode fazer durante a sua estadia por lá.
Talvez o local turístico mais procurado em Ottawa seja o Parliament Hill. Situado às margens do rio, o complexo engloba três edifícios imponentes construídos em estilo gótico. Com entrada gratuita, a Colina do Parlamento garante ao viajante o direito de fazer um tour individual ou guiado para saber mais sobre a História do Canadá e do Senado. Em ambos os casos, não deixe de ir até a torre mais alta da construção. Chamada de Peace Tower, a estrutura proporciona uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Não deixe também de admirar o local pelo lado de fora. Com mais de 92 metros de altura, o monumento foi construído em homenagem aos 65 mil canadenses que morreram durante a Primeira Guerra Mundial.
Outro passeio imperdível é o Canal Rideau. Construído no século 19 para ligar a cidade de Kingston a Ottawa, o local é hoje uma das áreas mais bonitas da cidade para aqueles que querem caminhar e apreciar a vista. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o Rideau possui 202km de extensão e às suas margens encontram-se calçadões, parques e bancos para deixar o tour ainda mais agradável. No inverno, quando as temperaturas caem para abaixo de zero, o RIdeau congela e se transforma na maior pista de patinação do mundo, com 7,8km de extensão. Visite também as Ottawa Locks, as eclusas do canal, e o Hotel Fairmont Château Laurier, que é bastante bonito e antigo. Mais parecendo um castelo francês, o hotel conta com cerca de 400 quartos, a maioria deles com uma vista privilegiada de Ottawa.
Outro ponto que você deve visitar na capital canadense é a Catedral de Notre-Dame. A maior e mais antiga igreja da cidade está localizada na Sussex Road e tem entrada gratuita para os turistas. Construída em 1841, a basílica tem inspiração espanhola e é composta por arcos góticos e grandes colunas. As cores por lá também são abundantes, com predominância do azul e do dourado.
Agora para quem quer um lugar para comer, a dica é ir ao ByWard Market. Inaugurado em 1826, o local concentra diversas opções de gastronomia, artesanato e compras, e funciona como se fosse um mercadão municipal a céu aberto. É também uma ótima opção para quem quer sair à noite, sendo uma das principais zonas boêmias da cidade.
Com 32km2 de parques e áreas verdes, Ottawa é também mundialmente conhecida pela sua parte arborizada. Um dos lugares mais importantes é o Major’s Hill Park, que além de ser lindíssimo, ainda é indicado para caminhadas e piqueniques. Outro bastante procurado é o Parque Gatineau, que possui 165km de trilhas e está a uma distância de 15 minutos de carro do Parliament Hill.
Agora para quem gosta de História, Arte e Cultura, a dica é visitar alguns dos muitos museus que a cidade abriga, como o Canadian Museum of History e a National Gallery of Canada. Vale lembrar que muitos museus da cidade têm entrada gratuita às quintas-feiras, das 16h às 20h. Caso queira visitar diversos desses estabelecimentos, a dica é adquirir o Museums Passaport, um cartão que dá direito a conhecer 7 locais a um preço na casa dos 50 dólares (mais barato do que as entradas individuais compradas separadamente).