As ruas de Quebec oferecem opções para todos os gostos. A culinária da cidade tem grande influência da França, mas com adaptações da cultura canadense às suas receitas. O poutine é um dos pratos típicos da cozinha quebequense, com certeza um dos mais conhecidos. A receita é simples: batata frita, molho de carne e queijo cheddar fresco, mas é servido até como prato principal em alguns restaurantes. O importante é provar logo no começo da viagem, caso queira repetir – algumas vezes – a experiência de comer o poutine.
Além dessa receita, outros pratos típicos da cidade de Quebec são: féves au lard, é um feijão doce, cozido com bacon e xarope de bordo – o famoso maple syrup. O ragoût de patte de porc é um prato com almondegas de porco e vitela, temperadas com canela, noz-moscada, cravo e farinha para engrossar o molho. Também tem a la soupe aux pois, que nada mais é do que uma sopa de ervilha, a la tourtière, uma torta de carne. Na área das sobremesas, têm o pouding chômeur, um bolo branco com uma calda de açúcar, água e manteiga e a tarte au sacre, torta com recheio de creme de leite, farinha, ovos e açúcar mascavo – que muitas vezes é substituída pelo maple syrup.
O Chez Ashton é uma franquia de fast-food canadense que serve um poutine maravilhoso e por um preço acessível, no restaurante também tem sanduíches, batatas-frita tradicionais, entre outras refeições para quem quer um almoço bom, rápido e em conta. Outro lugar para experimentar esse prato é o Le Chic Shack, ainda no estilo fast-food, mas com hambúrgueres mais elaborados. Além desses, tem o Poutineville, que pelo nome já dá para saber a especialidade da casa, lá o cliente pode personalizar o seu poutine com outros ingredientes.
Para quem quer ir além do poutine e experimentar outros pratos típicos, o restaurante Aux Anciens Canadiens, tem uma atmosfera calorosa e é perto do principal cartão postal de Quebec, o castelo Chateau Frontenac. O estabelecimento está em uma casa histórica da cidade, tem um clima de almoço na casa da família e o cardápio está repleto de receitas quebequenses. O preço é justo, mas para quem não faz questão da experiência e mesmo assim quer experimentar as comidas locais, um bom lugar é o Le Buffet de L’antiquaire.
Quebec também tem alguns restaurantes mais refinados, nos quais o preço não é tão saboroso, mas com certeza a comida vai agradar o paladar. Para quem quer ter um almoço ou jantar especial, a cidade oferece algumas opções. O Le Lapin Sauté tem especialidade nos pratos com carne de pato e coelho, o atendimento é bom, o ambiente é charmoso e romântico. Localizado na Rua du Petit-Champlain, oferece um cardápio da culinária francesa e um Crème Brûlée de maple syrup. O Légende e o Le Continental são referências da cozinha francesa na cidade, é importante reservar para experimentar os deliciosos pratos desses restaurantes. O Chez Boulay é um restaurante escandinavo, apesar um pouco caro, é aconchegante e os visitantes recomendam o sorvete de maple.
Com um clima mais descontraído, o Bistro L’atelier é especializado em tartares e coquetéis. O ambiente é animado e cheio – é importante fazer reserva. O Restaurante 1640 tem uma vista espetacular para o famoso hotel de Quebec, além do cardápio variado, é bem localizado no centro velho da cidade e com música ambiente para deixar a experiência ainda mais interessante. Um lugar muito interessante e que atrai vários jovens é o Le Bureau de Poste, apesar da fila, vale a pena esperar para provar os deliciosos pratos. Além da qualidade da comida, todos os pratos têm o mesmo preço, apenas 4,95 dólares canadenses.
As opções de restaurantes que oferecem lanches e café da manhã não faltam na cidade. Para os amantes de crepes, o Casse-Crêpe Breton tem um preço justo e uma excelente qualidade. O Le Bilig-Creperie é na Rua St-Jean, mas afastado do centro turístico, oferece um crepe tradicional e opções de massa sem glutén. A La Maison Smith é uma cafeteria perto do Chateau, mas não fica tão lotada. Vale a pena experimentar o croissant de chocolate e o chocolate quente do local. O Hobbit Bistrô tem um cardápio variado – inclusive com opções para almoço – com um clima intimista, ótimo atendimento e boa localização na Rua St-Jean.
Entre todos esses pratos e restaurantes deliciosos, fica difícil escolher um para experimentar. Quebec tem restaurantes que chamam a atenção e encantam espalhados pelas suas ruas. A maioria deles são de boa qualidade e servem as comidas típicas, então o visitante não vai ter problema em achar um lugar para comer enquanto se aventura a pé pelas ruas encantadoras da cidade. Inclusive, os visitantes recomendam conhecer restaurantes novos durante as caminhadas e não se limitar aos mais indicados ou melhores avaliados em sites.