Um dos poucos locais onde ainda restam bondes elétricos, conhecidos em Toronto como “street car”, os passeios podem ser feitos com eles, ônibus e metrô, sendo os táxis os menos indicados, por razões econômicas, embora sejam mais confortáveis. Pela região central, o melhor é deixar a preguiça de lado e andar a pé ou até mesmo dar uma volta de bicicleta.
O roteiro tem como parada obrigatória a CN Tower, considerada a terceira mais alta construção do mundo – são mais de 500 metros de altura -, com uma vista panorâmica de tirar o fôlego e um chão de vidro que ajuda a dar frio na barriga.
Outra atração interessante é o Royal Ontario Museum, museu com arquitetura das mais chamativas e que entre seus conteúdos, conta com seis milhões de itens vindos do mundo todo para valorizar o acervo da história natural e mundial, dividida entre as salas, incluindo países como China, Grécia, Egito e Japão.
Ainda no âmbito cultural, vale um passeio na Art Gallery of Ontario, no castelo Casa Loma e a bela Church of Holy Trinity, igreja de 1947 com estilo gótico marcante. No prédio do Parlamento, é possível acompanhar as sessões públicas gratuitamente e conferir de perto sua estrutura de 1893.
Para curtir a natureza, o melhor é ir ao maior parque da cidade, o High Park, com zoológico gratuito, campos de futebol, jardins, trilhas para caminhadas e pista de patinação. Um trenzinho faz todo o percurso interno por 25 minutos e o ingresso custa pouco.
Mas, se haver disposição para viajar mais um pouco, o ideal é ir até as fascinantes Cataratas do Niágara, a duas horas de carro da região central. As quedas d’água têm 52 metros de altura.
Quem está em busca por boas compras, o mais indicado é se preparar para uma longa caminhada na Yonge Street, a rua mais comprida do mundo segundo o Guinness Book, com 1.800 quilômetros de lojas, shoppings, bares e restaurantes.
A vida boêmia e noturna se concentra na Queens Street, também conhecida pelas butiques, lojas musicais e galerias de arte. Reduto de jovens, a rua é um verdadeiro convite para curtir a vida, incluindo pubs, danceterias, bares, bistrôs e cafés da moda, além de ser ponto importante para peças teatrais, incluindo shows da Broadway.