A cidade é marcada pelos edifícios e monumentos históricos. Comece o passeio com o pé direito, seguindo uma importante tradição local: indo até a Praça de Armas Muñoz Gamero para beijar ou tocar o pé do índio aónikenk, uma das estátuas presentes no monumento A Magallanes. Dizem que este ato folclórico faz com que a pessoa volte a visitar a Patagônia, o que não é uma má ideia.
Feito isso, siga para o belo palácio art nouveau Palácio Sara Braun, sede do Museu Regional de Magalhães, para não só conferir o acervo de arte, mobiliário e objetos que refletem a vida de antigos fazendeiros em meados de 1903, mas para tomar um café em seu subsolo, que antes abrigava os serventes do empresário Mauricio Braun, responsável pela construção do espaço.
O Museu Naval e Marítimo também vale a visita, reunindo não só um acervo de 1.600 peças do gênero como restos de navios históricos, caso da corveta inglesa Doterel, que está a 15 metros de profundidade e a 300 metros do cais Arturo Prat. Há ainda o Museu Salesiano Maggiorino Borgatello, que reúne parte da flora, fauna, comércio e história da região através de fotografias únicas de seus habitantes, cedidas pelo padre e documentarista Alberto de Agostini.
Punta Arenas é dona de um dos mais belos cemitérios da América do Sul, que se tornou atração turística por conta de seus mausoléus, tumbas extravagantes e muitos enfeites. Fazendeiros e marinheiros são maioria entre os túmulos do local inaugurado em 1894.
Apesar de esta não ser sua fama, Punta Arenas é ideal para compras porque é zona franca, ou seja, livre de impostos. Para usos, vá até o shopping ZonAustral, que reúne diversas lojas de segmentos variados em seus 13 hectares, onde dá para encontrar preços com até 50% de desconto em relação ao Brasil.
Como não dá para ir embora sem dar uma volta na orla e espiar a cidade de cima. Descubra uma impressionante vista panorâmica através do morro La Cruz. Além de enxergar os tetos coloridos dos edifícios e casas, dá para ver parte da Terra do Fogo, Monte Sarmiento e da península Brunswick.
Aproveite a viagem para conferir as paisagens exuberantes da Patagônia Sul, como o Parque Nacional Torres del Paine, Puerto Natales, Terra do Fogo, Estreito de Magalhães e até mesmo a Antártica. Para viver estas grandes aventuras em meio a natureza, é fácil encontrar excursões diárias na cidade para estes lugares.