A melhor época para visitar a Pequim é durante as estações consideradas intermediárias, quando não faz nem muito frio, nem muito calor, ou seja, no outono que vai de setembro a novembro, e na primavera, que vai de março a maio. Quem visita Pequim durante a primavera ainda tem a sorte de ver a cidade florida, colorindo um pouco o concreto dessa grande metrópole.
O Inverno, de novembro a fevereiro, é muito rigoroso, com temperaturas negativas, ventos, dependendo do ano chega a nevar e os dias são mais curtos. Já, no verão, nos meses de julho e agosto, faz muito calor e é fácil ultrapassar a marca dos 30 graus. No Brasil, estamos até acostumados com o calor intenso, mas escolher a data da viagem em um período muito quente, onde a maior parte das atrações fica ao ar livre, não é algo tão agradável. Nessa época, o número de turistas que visita Pequim costuma ser bem grande, fazendo filas enormes em todas as atrações turísticas.
Alguns feriados prolongados podem influenciar, e muito, na viagem. Os chineses também costumam viajar pela China nos feriados prolongados, aí a disputa por um lugar nas filas, nos restaurantes, e em tudo que se faça é bem grande, é quase uma disputa para tudo, além dos preços de todos os serviços aumentarem. O Ano Novo Chinês, que não tem data fixa, é o feriado considerado a maior migração interna do planeta, com a maior quantidade de pessoas indo e vindo ao mesmo tempo. O Dia Nacional da China é o segundo maior feriado chinês, onde todos viajam dentro do país, mais uma data que é bom evitar uma viagem à China.