Diferentemente do que se pode imaginar, Bogotá não é uma cidade quente e com aquele clima tropical que se esperaria de sua localização, próxima à linha do Equador. Pelo contrário, as temperaturas na cidade costumam ser frescas durante o ano inteiro, com médias em torno de 15ºC.
As baixas temperaturas se devem à altitude em que a capital colombiana fica localizada, a 2.640 metros acima do nível do mar. Graças a isso, o clima da cidade é considerado subtropical de altitude e apresenta pequenas diferenças de temperaturas ao longo do ano. Em geral, as mínimas ficam em torno de 7°C a 10°C e as máximas não passam dos 20°C. Ou seja, é aquele clima perfeito para quem gosta de dias mais fresquinhos.
Com pouca variação em relação às temperaturas, o que marca a diferença das estações em Bogotá é mesmo a quantidade de chuvas. Os meses mais secos vão de dezembro a fevereiro e de junho a setembro. São também estes os melhores meses para visitar a cidade, de forma que dificilmente uma chuva irá aparecer para estragar os passeios programados. Para certeza de tempo firme, prefira viajar em janeiro, mês com o menor índice de chuvas na cidade. Em compensação, os meses de março a maio e outubro e novembro costumam ser mais chuvosos e, portanto, menos indicados para viagens.
Apesar disso, graças à pouca variação de temperaturas, não existe uma época realmente desaconselhada para visitar Bogotá - a cidade consegue ser linda e agradável em qualquer período do ano. Aproveite a versatilidade do destino e programe suas férias nas melhores datas para você - só não se esqueça de levar um agasalho na mala!