Pula, cidade localizada no litoral da Croácia, mas que já pertenceu a várias outras nações, sendo a última delas a Iugoslávia. Fica à beira do mar Adriático e cresceu sob o domínio romano tanto que o maior símbolo da cidade é um Anfiteatro Romano, mais conhecido como Arena, foi construído com o objetivo de sediar lutas e hoje em dia virou atração turística.
Não é tão grande como o Coliseu de Roma, mas não deixa de ser majestoso. Foi construído no século 1 depois de Cristo e tinha capacidade para aproximadamente 20 mil pessoas, apesar de antigo chama atenção por ainda estar em perfeitas condições. O passeio ao local pode ser feito por conta própria ou então através de tours guiados. O Anfiteatro fica na entrada das ruas do centro histórico e tem uma linda vista para o mar Adriático.
Pula fica próxima da Eslovênia, a 268 km de distância da capital croata Zagreb e também próxima da cidade italiana de Trieste. Hoje a população de Pula é de aproximadamente 60 mil pessoas e tem muita influência da Itália, principalmente na arquitetura. As ruas do centro lembram muito as pequenas cidades italianas, com ruas estreitas, construções antigas e muito comércio como lojas, bares e restaurantes. Outros monumentos para visitar também no centro são o Arco Triunfal de Sergi e o Templo de Augustus.
A Península de Verudela é onde estão localizados muitos hotéis no estilo resort, além de restaurantes. Há várias praias, todas banhadas por um mar azul e calmo, durante o verão a região fica repleta de turistas em busca de sol e mar.