Principal destino da costa da Dalmácia, litoral da Croácia, Split é uma cidade portuária de onde saem diariamente muitos ferries para conhecer as famosas ilhas croatas como por exemplo Hvar.
Localizada entre a capital Zagreb e a charmosa Dubrovnik (Split fica a aproximadamente 400 km de Zagreb e a 250 km de Dubrovnik), Split possui praias para relaxar, um centro histórico para caminhar e restaurantes para saborear a culinária croata. É uma cidade onde a maioria das pessoas passa um ou no máximo dois dias, sempre seguindo em direção a alguma outra cidade croata.
A maior atração de Split é o Palácio de Diocleciano, construído a mando de um imperador romano, ele é cercado por muros e a construção está na lista de Patrimônio Histórico da Unesco. O Palácio se encontra no centro histórico da cidade que é repleto de ruas de paralelepípedos e durante os meses de verão ficam lotadas de gente, todos querendo conhecer a principal atração de Split. O Museu da Cidade e a Catedral de São Dômnio também ficam ali no Palácio, que é como se fosse uma pequena vila, dentro dele há lojas, bares, restaurantes e até hotéis, para quem puder se hospedar por ali, vale muito a pena, tudo regado a muito charme. Para completar o passeio, ao lado do Palácio fica a riva de Split, ou melhor, o calçadão à beira-mar de Split. Com uma boa variedade de bares e restaurantes de frente para o mar, é um ótimo local para uma caminhada, um drinque ou uma refeição (ou melhor ainda as três opções).
O auge da badalação na cidade é entre os meses de julho e agosto, período mais quente do verão europeu e com preços mais caros também, pra quem gosta de agito e cidade cheia essa é a melhor época para visitar Split, já pra quem prefere lugares um pouco mais tranquilos, mas ainda com uma temperatura agradável considere conhecer Split nos meses de junho ou setembro.
Talvez se Split estivesse localizada em outro lugar, a cidade fosse mais valorizada porque consegue reunir beleza e história, mas devido à sua localização ser tão próxima de diversas ilhas tão bonitas, ela perde um pouco do encanto e é utilizada na maioria das vezes como passagem para outro destino croata. Mesmo assim, sendo de passagem ou não, vale a pena parar e conhecer Split!