Com uma temperatura considerada fria para a maioria dos brasileiros, a capital escocesa nem sempre presenteia o turista com um clima agradável, por isso é importante marcar a sua viagem durante o período certo! Apresentando temperaturas médias que ficam na casa dos 4•C durante o inverno, essa estação climática faz muitas vezes os termômetros marcarem uma mínima próxima aos 0•C, enquanto a máxima dificilmente ultrapassa os 7•C.
No inverno ainda há outro agravante: os dias são bem mais curtos. Muitas vezes o sol só aparece por volta das 9h e vai embora antes mesmo das 16h. Ou seja, além de ter que enfrentar o frio, que dificulta muito os passeios ao ar livre, o turista terá menos tempo hábil para visitar os seus pontos de interesse.
Portanto, o verão – justamente por compreender os meses mais quentes do ano – aparece como a melhor época para visitar Edimburgo. Nesse período as temperaturas médias ficam na casa dos 14•C, mas a máxima pode chegar a quase 20•C. É no verão também que acontecem os principais festivais da capital escocesa, como o Festival Internacional de Edimburgo e o The Fringe, ambos com muita representatividade no cenário mundial.
É no verão também que os dias estão mais longos e muitas vezes o sol só se põe depois das 22h. Ou seja, além de a temperatura ajudar nos passeios ao ar livre, o turista terá mais tempo hábil para visitar os principais pontos turísticos da cidade. Vale dizer que essa é a época em que os preços estão mais salgados por lá, então quanto maior a antecedência que você programar a sua viagem melhor!