A cidade de Nova York é uma das mais visitadas pelos brasileiros no exterior e, certamente, faz parte do imaginário de viajantes do mundo todo. Cheia de opções e com atrações novas a cada dia, é natural que quem embarque nessa viagem pela primeira vez não saiba por onde começar a sua programação para explorar a imensa Big Apple.
Sempre existe alguns programas clássicos que são quase obrigatórios ao se visitar algum lugar. Em Nova York, certamente um deles é o Central Park, que deve ser visitado em todas as épocas do ano. No coração da cidade, o parque é enorme e rende horas de caminhada. Vale ainda parar um pouquinho por lá, seja para pegar um sol ou fazer um piquenique.
Um lugar bom para se conhecer no parque é o Great Lawn, onde há barquinhos para alugar e passear no lago. Na primavera, o Conservatory Garden pede uma visita. Há ainda o Strawberry Fields, lugar em homenagem ao músico John Lennon.
Ver a Estátua da Liberdade também é um programa básico ao se visitar Nova York. A estátua possui 93 metros de altura e fica em Liberty Island. Para conhece-la, é possível fazer um passeio de barco que parte do Battery Park. O passeio também vai à Ellis Island, uma ilha vizinha que hoje abriga um museu dedicado à história da imigração nos Estados Unidos.
No encontro da Broadway com a Sétima Avenida, os olhos dos viajantes transbordam com milhares de luzes e letreiros na Times Square. Passar por lá é imperdível. Para garantir boas fotos, suba a escadaria da TKTS e tenha dimensão dessa vista surreal de Nova York.
E já que estamos falando em Broadway, aproveite para conferir a programação, caso não tenha feito com antecedência. As opções são diversas e os espetáculos e musicais são um ótimo programa para quem gosta de atrações culturais.
Além disso, é interessante acompanhar o calendário de eventos durante sua estadia, já que a cidade é a casa de diversos eventos, shows musicais, jogos esportivos, feiras, entre outros.
Os museus também são muitos na cidade. O Metropolitan Museum of Art, o MET, é um dos mais importantes museus do mundo. Com coleções de abordagens variadas, existem áreas dedicadas às obras europeias, cultura egípcia, arte asiática e arte medieval. Há ainda uma ótima vista do seu rooftop – contemplar a cidade dos terraços tornou-se um hábito tipicamente nova-iorquino.
No MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova York há exibições temporárias e permanentes e obras de artistas mundialmente conhecidos. Há ainda o American Museum of Natural History – um dos museus incríveis da cidade, famoso por ter servido de locação para o filme Uma Noite no Museu.
A quantidade de edifícios em Manhattan é enorme e outro programa clássico na cidade é admirar a paisagem urbana de um ponto panorâmico. Para isso, inclua no roteiro uma visita a um dos dois principais observatórios de Nova York. Duas dicas que costumam não fugir dos roteiros é o Empire State e o Top of the Rock, que fica no GE Building - edifício do Rockefeller Center.
Falando em paisagens urbanas de perder o fôlego, a Brooklyn Bridge é perfeita para ver o nascer e o pôr-do-sol. Inaugurada em 1883, a ponte do Brooklyn já foi considerada uma das maiores pontes suspensas do mundo. São cerca de 1.800 metros de extensão, que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro.
Andar na Quinta Avenida ou Fifth Avenue é um outro item que deve estar no roteiro de viagens. Uma das vias mais importantes, a avenida divide a ilha de Manhattan e possui uma série de edifícios comerciais, museus, casarões antigos e muitas lojas de grifes luxuosas. É um ótimo local para fazer compras.
Para quem quer fugir um pouco do habitual, uma ótima dica é fazer um brunch ou jantar nos barcos que fazem passeios pela ilha de Manhattan. São diversos trajetos oferecidos e que oferecem uma visão de Nova York por um ângulo diferente.
Outra dica fora dos roteiros tradicionais é conhecer Coney Island. O local fica no Brooklyn, a 1 hora de Manhattan. Além de uma praia com um píer, é o local onde fica o Luna Park, um parque de diversões antigo na cidade – com brinquedos dos mais clássicos aos mais radicais.
Também em Coney Island é possível conhecer o New York Aquarium, o mais antigo em operação contínua nos Estados Unidos. O aquário é pequeno, mas tem peixes de diversas espécies e tamanhos, corais, pinguins, crustáceos, tubarões, tartarugas, leões marinhos, entre outros. Além da área com animais, o local tem um pequeno cinema 4D.
Outra dica que se contrapõem com a selva de pedra é o Bronx Zoo - o maior zoológico urbano dos Estados Unidos e que reproduz habitats naturais de diversos animais. O zoológico oferece programações diferenciadas, com algumas atrações pagas à parte da entrada regular e outras em lugares fechados.