Nova York pode ser visitada em qualquer época do ano, tudo vai depender do interesse do viajante. Para os que preferem atividades ao ar livre, o verão é a melhor época, com muitos dias de sol, perfeitos para longas caminhadas pela cidade. Há muitos eventos nessa época, festivais de música e o Central Park está sempre cheio de gente. Prepare-se também para pagar mais pela diária dos hotéis. Já o inverno é bem frio, normalmente neva, e para quem gosta de enfeites natalinos a cidade fica toda decorada como naqueles filmes americanos. Como não é a melhor época para caminhadas ao ar livre, os museus costumam ter mais filas. Outono e primavera são estações com temperaturas amenas, ideais para não passar nem muito frio, nem muito calor.
O ano novo é um dos períodos em que a cidade recebe mais turistas, com pessoas do mundo inteiro na Times Square esperando a tradicional queda da bola. No final do mês de novembro acontece a famosa Black Friday, na quarta sexta-feira do mês, após o feriado de Ação de Graças, quando praticamente todas as lojas liquidam muitos produtos.
Antes de programar a viagem, é bom lembrar que as estações do ano são opostas às do Brasil, ou seja, quem sai daqui em pleno verão de 40 graus, vai chegar lá com temperatura máxima em torno de 5 graus, é muita diferença. Já quem sair do Brasil no inverno, vai conhecer Nova York durante o verão, com temperaturas entre os 20 e 30 graus, e nesse caso pode ou não haver uma diferença de temperatura muito grande, vai depender de onde o viajante embarcar no Brasil, afinal aqui há lugares que praticamente nem têm inverno.