Com verões mais longos e áridos, o município norte-americano acaba atraindo grande parte dos turistas durante o período mais quente do ano. Isso porque é entre Junho e Setembro que o viajante pode aproveitar o que há de melhor na Califórnia, combinando na mesma viagem idas a outras cidades como São Francisco, Los Angeles e San Diego (que possuem praias que podem ser desfrutadas apesar das águas sempre geladas do Oceano Pacífico). Outro ponto positivo é que nesse período as chuvas são praticamente inexistentes, uma vez que a temporada de seca dura de Abril a Setembro. Portanto, se você está sempre evitando as chuvas durante as suas excursões, opte por essa época!
Se quiser, porém, evitar os preços da Alta Temporada (lembrando que assim como São Francisco, os valores praticados em San José são inflacionados pela proximidade com o Vale do Silício), o verão deve ser evitado. Nesse caso, procure fazer a sua viagem durante os meses da Primavera ou do Outono, quando o clima ainda não está muito frio e é possível desfrutar dos passeios ao ar livre. Apesar de não estarem baratos (já que isso nunca acontece por lá), os preços serão mais moderados e poderão ser encarados com menos nervosismo pelo viajante.
Durante o inverno não é tão agradável fazer passeios pelas ruas, devido às temperaturas mais baixas. Isso, portanto, acaba atrapalhando as visitas às sedes das empresas da região, como a Apple e Google, que apresentam estruturas bem arrojadas que chamam a atenção de qualquer turista. Por conta disso, esse período deve ser evitado sempre que possível.