Bayeux é uma pequena cidade com menos de 20 mil habitantes, localizada a aproximadamente 260 km da capital Paris, de frente para o Canal da Mancha, na região da Normandia, noroeste da França. Foi a primeira cidade francesa a ser libertada pelos aliados ingleses, fato histórico conhecido como dia D, aliás esse é um dos grandes motivos da cidade receber turistas, as pessoas querem conhecer as praias onde ocorreu o desembarque que resultou na liberação da França.
Bayeux tem um centro histórico medieval, bem pequeno e muito conservado, repleto de construções históricas, é um ótimo passeio para ser feito a pé, de preferência sem pressa. A catedral gótica de Notre Dame de Bayeux é um dos destaques da cidade devido a grandiosidade de sua obra, tanto por dentro quanto por fora, e fica ainda mais bonita ao anoitecer, com as luzes acesas. A maior atração turística e histórica da cidade é o Musée d’Art et d’Histoire Baron Gérard, museu que abriga uma boa quantidade de arte europeia e peças arqueológicas, com grande destaque para a Tapeçaria de Bayeux, ou Tapissarie de la Reine Mathilde, um painel com 70 metros de comprimento e cinquenta centímetros de altura, bordado em lã, que narra a conquista da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador. Esse painel é uma espécie de história em quadrinhos, uma obra artesanal e histórica, e não se sabe ao certo a origem dos bordados, se foram bordadeiras francesas ou freiras inglesas. O Museu Memorial da Batalha da Normandia, ou Musée Mémorial de la Bataille de Normandie é ótimo para quem gosta de história, principalmente da Segunda Guerra, nele há diversas salas com armas, equipamentos e fotografias da época da guerra.
Bayeux consegue preservar sua arquitetura em quase todo o território, conservando-se praticamente intacta, o que a torna um museu a céu aberto.