Cannes é uma pequena cidade com menos de 100 mil habitantes, localizada à beira do mar Mediterrâneo, no sul da França, mas que consegue chamar a atenção do mundo todo durante duas semanas do mês de maio, quando ocorre o anual Festival de Cinema de Cannes, uma versão europeia do Oscar que acontece desde 1946 e reúne as maiores celebridades do cinema.
Cannes fica na região chamada de Riviera Francesa, conhecida também como Costa Azul, e a cidade que antigamente era uma pacata vila de pescadores transformou-se em um luxuoso destino turístico, com carrões luxuosos desfilando pelas ruas, hotéis de luxo, restaurantes renomados e lojas de grife. Fora do mês de maio e do verão europeu, Cannes é uma cidade mais tranquila, porém não menos interessante. Possui um centro histórico chamado Le Suquet, que fica ao redor de um castelo medieval, com ruas de paralelepípedos que levam a um forte no alto de uma colina, de onde se tem a visão da cidade e de boa parte da Riviera Francesa.
O Palais des Festivals é o palco do Festival de Cinema de Cannes, onde acontece a cerimônia e virou atração turística. Fica na chiquérrima Boulevard de la Croisette, um calçadão à beira-mar com vários prédios luxuosos que também é uma atração turística, caminhar por essa avenida é ver um cenário de puro requinte. As Ilhas Lérins ficam bem próximas da costa de Cannes e valem a visita, ficam a aproximado 15 minutos de barco em uma viagem que inclui um lindo visual do mar Mediterrâneo.
Para compras, a Rue de Antibes é a principal rua com comércio da cidade, com lojas desde Zara até Prada. Uma rua que exala charme e com muita variedade de lojas, restaurantes e bares, é nela que a população se encontra (incluindo turistas e moradores) quando o assunto é compras. Para outro tipo de compras, no caso de alimentos, o Marché Provençal de Cannes é o lugar certo. Com diversos tipos de alimentos como carnes, frutos do mar, verduras, azeitonas, queijos e outras especialidades francesas, é um ótimo local para conhecer mais sobre a gastronomia da região e fazer uma boa refeição.
Uma cidade que agrada desde celebridades até viajantes comuns, assim é Cannes.
Como chegar
Se a ideia é sair do Brasil com destino direto a Cannes, você pode pegar um voo para Paris e depois fazer o trajeto Paris/Cannes conforme achar melhor, ou então adquirir uma passagem para Nice, onde fica o aeroporto mais próximo de Cannes. Diversas cias aéreas europeias voam para Nice, e até algumas cias aéreas americanas oferecem opções de voos, lembrando que o trajeto via Estados Unidos é muito mais longo, além de ter que possuir um visto americano válido.
Saindo de trem da capital Paris, a viagem mais curta dura cerca de 5 horas, mas dependendo da conexão pode ser bem mais longa, sendo o tempo médio de uma viagem de trem de Paris até Cannes, aproximadamente 7 horas de duração. A cada trinta minutos parte um trem de Paris com destino a Cannes, e os trens podem partir das estações Paris Gare Lyon ou Paris Austerlitz. A estação de chegada é sempre a mesma, a estação de Cannes.
Para quem quiser ir de avião, o Aeroporto Nice Côte d’Azur é mais próximo de Cannes. E para ir do aeroporto de Nice até Cannes, você pode pegar um trem, aliás Cannes é bem servida por trens, pode pegar um ônibus que sai do próprio aeroporto, ou um táxi na saída do aeroporto, para quem quiser ter mais comodidade e não se importar em pagar mais por esse serviço. O trajeto dura em média 30 minutos em uma distância de quase 30 quilômetros de estrada.
Outra possibilidade é alugar em carro em Paris e fazer a viagem com mais calma, parando em algumas cidades no caminho, não faltam lugares bonitos para conhecer durante o percurso. O tempo da viagem de carro pode variar muito, pois tudo vai depender da quantidade de paradas ao longo do caminho.
Vida noturna
No mês de maio, mais especificamente quando acontece o Festival de Cinema de Cannes, a cidade é pura badalação e ostentação, repleta de ricos e famosos, Cannes torna-se sinônimo de luxo. Nessa época a pequena Cannes é palco de mais de 50 festas, organizadas por produtoras, revistas ou anfitriões, e as festas acontecem em hotéis, discotecas, praias privadas, iates e em diversos pontos da cidade para as cerca de 60 mil pessoas que participam do grande evento. Mas para quem gosta de uma vida noturna animada, não é só durante esse período que Cannes é badalada, nos meses de julho e agosto a cidade também ferve de gente animada, e para quem busca baladas, porém com um pouco mais de tranquilidade, tente viajar nos meses de junho ou setembro. O restante do ano, principalmente de novembro até março, Cannes torna-se uma pacata e tranquila cidade ao sul da França. Em janeiro acontece outro grande evento, o Midem, o maior encontro mundial de empresas ligadas à música, e é uma semana em que a cidade fica mais animada, mesmo sendo inverno.
Para quem quiser aproveitar a noite mais tranquilamente, porém com uma boa refeição, não faltam bons restaurantes em Cannes, desde restaurantes estrelados e renomados até aqueles mais simples e menores que muitas vezes não deixam nada a desejar. Bares também estão por toda parte de Cannes. Aproveite a qualidade dos vinhos franceses e o bom preço, e escolha um barzinho para aproveitar um pouco da noite. Para os mais animados, as baladas de Cannes são bem conhecidas e disputadas, principalmente nos períodos de alta temporada, a casa noturna Gotha Club é uma delas. Mas a noite em Cannes também pode ser aproveitada com uma boa caminhada pelo calçadão Bulevar de la Croix, apenas admirando a cidade e suas construções, divididas entre cassinos, grandes hotéis e lojas de luxo.