Lyon é considerada por muitos como a capital gastronômica da França, onde você pode comer bem seja em um restaurante estrelado ou em uma barraquinha de rua. Aliás restaurantes estrelados é algo comum de ser encontrado em Lyon, prepare-se, pois quando você menos esperar estará comendo em um deles. Assim como é comum sair dali chefs estrelados no guia Michelin, sendo o mais famoso deles, reverenciado por todos os moradores, Paul Bocuse, único a possuir 3 estrelas no famoso guia que existe há mais de 50 anos. Se Lyon é considerada a capital gastronômica da França, Paul Bocuse é considerado uma espécie de papa da gastronomia francesa, ou seja, é muita estrela pra uma única cidade. Infelizmente Paul Bocuse faleceu há cerca de um ano, aos 91 anos de idade, mas o legado que deixou para a gastronomia francesa é incontestável.
Mas não é de hoje que vem esse reconhecimento da gastronomia de Lyon. Desde o século XIX, quando as pessoas começaram a viajar mais, a gastronomia de Lyon começou a ser reconhecida por viajantes que passavam por ali, elogiando não só a qualidade da comida, mas também a qualidade dos produtos utilizados para preparação dos alimentos como os queijos, as castanhas, as carnes, vinhos, azeites e muitos outros. E o que chamava a atenção era também que esses produtos possuíam preços acessíveis, comparando com outras cidades.
E o melhor lugar para encontrar todos esses produtos é o mercado gastronômico de Lyon, o Halles de Lyon - Paul Bocuse, uma espécie de templo gastronômico frequentado inclusive por Paul Bocuse, que recebeu uma bela homenagem quando introduziram seu nome ao nome que já existia do mercado. Aberto em 1971, ali você encontra produtores oferecendo os melhores produtos em um só lugar. O mercado é um local fechado, frequentando por moradores e turistas, e dependendo da época costuma ficar bem cheio. Há cerca de 10 pequenos restaurantes, mas a maior parte dos estabelecimentos é de lojas que oferecem produtos típicos e frescos da gastronomia regional.
Outro local para os amantes da gastronomia é a Feira de Croix-Rousse, localizada no bairro que leva o mesmo nome. Há diversas feiras livres em Lyon, mas essa é considerada uma das melhores. É uma feira que acontece de terça à domingo, onde você vai encontrar diversos produtos frescos como queijos, frutas, verduras, vinhos, sucos, peixes e carnes. O passeio vale a pena para quem gosta de gastronomia, fotografia e para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura da cidade. A feira é realizada na parte da manhã e para quem quiser economizar, a dica é ir no final da manhã, quando os produtos começam a entrar em liquidação. E ao contrário do mercado Halles de Lyon, na feira de Croix-Rousse quase não há turistas.
Agora que já falamos dos mercados para compra de produtos, vamos falar um pouco sobre as especialidades gastronômicas de Lyon. Muitos pratos franceses são bem conhecidos, mas há algumas especialidades francesas que são típicas de Lyon como por exemplo os grattons que são como o nosso torresmo, porém na versão francesa, as tripas que são preparadas de diversas maneiras e podem ser de estômago, fígado e outras partes, o salsichão de Lyon que é uma espécie de salaminho e também é derivado de porco, os queijos sendo o Saint Marcelin o mais famosos deles, os quenelles, uma espécie de salsichão preparado com farinha, leite e manteiga, servido com algum molho, e os bugnes, que lembra a nossa cueca virada, um doce de preparo simples e saboroso.
Uma cidade que respira gastronomia, bons produtos e boa comida, assim é Lyon!