Lyon fica em uma localização privilegiada, ao sul da França e próxima de países como Itália e Suíça. De Lyon, em menos de duas horas você chega em Paris, aos Alpes Suíços, aos famosos campos de lavanda da Provence ou ainda à algumas cidades do norte da Itália.
Embora seja a terceira maior cidade da França, não pense que Lyon é uma cidade grande, porque é até pequena. E além de pequena, é também uma cidade na maior parte das vezes, plana, o que facilita uma caminhada por suas ruas e bairros. Bicicletas também são uma boa alternativa de transporte para percorrer Lyon, ou então, para quem ficar um pouco mais afastado dos bairros centrais, Lyon conta com uma boa rede de transportes públicos que cobre os locais onde estão os principais pontos turísticos.
E Lyon também é cortada pelos rios Saône e Rhône que são uma espécie de cartão postal da cidade, com um conjunto de prédios históricos em tons de amarelo e laranja beirando os rios, difícil passar por ali sem fotografar o local.
Assim como acontece em muitas cidades da Europa, o verão coincide com a época de alta temporada, então nesse período o valor da hospedagem aumenta um pouco, sendo assim vale a pena reservar com mais antecedência para tentar encontrar algo com um custo x benefício melhor.
- Vieux Lyon
Mas para se hospedar, o centro histórico, chamado de Vieux Lyon, é o coração da cidade e com certeza uma ótima opção de lugar para se hospedar. É ali que você vai encontrar muitas atrações turísticas, restaurantes, lojas, muita história, ruas charmosas e muita gente passeando. Próximo do centro, está outro ponto bem turístico que é a colina de Fourviere, e como o próprio nome diz, é uma colina, ou seja, na hora de escolher um hotel, tente verificar se a localização dele não é no topo da colina para evitar um sobe e desce de ladeiras. Quanto mais próximo o hotel for dos rios, melhor. E se for ficar na colina de Fourviere, a vista lá de cima pode compensar, mas saiba que caminhar até qualquer outro local será um pouco mais difícil. Quanto mais central e mais próximo do rio for o hotel, provavelmente mais caro será, porém vale a pena ficar em uma localização melhor, ainda mais em Lyon que os preços dos hotéis não são tão caros como os hotéis de Paris por exemplo.
- Croix-Rousse
Outra famosa colina em Lyon é o bairro de Croix-Rousse. Não é um bairro tão antigo como o centrinho histórico, mas é um bairro bem descolado e com algumas atrações turísticas como galerias de artes, além de bares, cafés e restaurantes. Croix-Rousse também é onde ainda estão instalados antigos ateliês, desde a época em que Lyon começou a se destacar como grande produtora de tecidos. Para quem gosta de aproveitar a vida noturna em uma viagem, Croix-Rousse é uma ótima escolha para se hospedar, mas lembre-se que o bairro também fica em uma colina, ou seja, é necessário enfrentar ruas íngremes e escadas. Não há muitos hotéis para escolha e em geral, são hotéis pequenos.
- La Presqu’île
La Presqu’île é um bairro que está localizado entre os dois rios, com um formato que lembra uma ilha, aí a origem do nome que significa “quase ilha”. La Presqu’île fica na região central de Lyon e possui uma boa infraestrutura de hotéis, principalmente hotéis de nível superior, embora também tenha algumas opções mais econômicas. Além de hotéis, você também vai encontrar bares, restaurantes, lojas e cafés. Em relação às atrações turísticas, nesse bairro estão o Museu de Belas Artes, a Ópera da Cidade e a Praça Bellecour, uma das maiores da Europa.