Há muito a se conhecer na maior cidade grega, visto que mais se parece com um museu a ao livre. Muitas das estruturas foram construídas a cerca de 800 anos a.C e para se aprofundar na história, reserve um tempo para visitar os inúmeros museus, em especial o Museu da Acrópole, repleto de obras de arte e vestígios da antiguidade.
O mesmo acontece nas galerias Arcaica e Parthenon, que ocupa o ponto mais elevado da Acrópole, o ponto mais alto de Atenas. Aproveite para conhecer Plaka, local que mescla costumes de uma era antes de Cristo com os atuais, repleto de galerias cafeterias e restaurantes.
A mitologia é muito valorizada e estudada, como se pode observar ao redor de toda a cidade. Não deixe de explorar toda essa história pulsante, vista em diversos outros lugares como o Teatro de Dionísio e os templos dos deuses e deusas como Nike, Atenas, Hefesto, Teseion e tantos outros.
Atenas abriga ainda o primeiro estádio a receber os jogos olímpicos da antiguidade, o Kalimarmaro, um marco da cidade, que também se modernizou muito após os jogos olímpicos de 2004. As Olimpíadas eram de uma grande importância para os gregos na antiguidade, pois além de ser um hábito saudável e harmonioso, também homenageava os deuses, especialmente Zeus.
Um dos charmes locais se esconde no bairro de Anafiotika, um labirinto cheio de ruelas onde casas de canteiros coloridos atraem olhares. Por lá, vale a pena passar pelas igrejas de Agios Simeon, de 1.847, e Agios Georgios, do século 17.
Na hora das compras, inúmeras lojas convidam os turistas para conferir de perto os sapatos, jóias e artesanatos locais. A variedade de itens se estende da Praça Syntagma até Monastiraki, passando ainda pelas lojas de luxo de Kolonaki.
Por fim, não dá para terminar a viagem sem aproveitar a fantástica vida noturna, celebrada nos “bouzoukia”, as chamadas baladas da capital.