A histórica cidade grega não traz muitos empecilhos para a vida do turista. Isso porque o clima é mediterrânico e as temperaturas são agradáveis durante boa parte do ano, apenas com pequenos pontos de atenção em meses específicos. Mesmo nesses períodos as complicações não são tão grandes assim, uma vez que chove muito pouco na cidade grega (ou seja, são pequenas as chances de o seu passeio ir por água abaixo, literalmente!).
No verão, entre os meses de junho e agosto, as chuvas são praticamente inexistentes devido ao clima seco da região. O período, porém, pode ser quente demais, com máximas de até 35•C, o que pode impactar um pouco no ânimo do viajante ao encarar o sol forte durante caminhadas e passeios. O verão é a alta temporada da cidade e, por isso, é nessa época que as atrações turísticas estão mais cheias, as hospedagens ficam mais caras e as acomodações se tornam mais escassas, principalmente para aqueles que não reservam com antecedência.
Já no inverno, mais precisamente entre dezembro e março, as temperaturas caem bastante e ficam entre 7•C e 13•C. Como o fluxo de turistas diminui muito nessa época do ano, os preços também estão mais em conta e o período poder ser uma boa opção para quem viaja com foco em economia. Caso você queira conciliar a sua passagem por lá com as ilhas gregas, o inverno não é tão indicado assim porque inviabiliza a ida às praias, assim como vivenciar o clima mais vibrante e animado dessas regiões.
Uma solução, portanto, é aproveitar para ir para Atenas na primavera e no outono. Isso porque as temperaturas estão amenas, ainda bastante agradáveis, mas os períodos já são considerados de baixa temporada. Isso faz com que os valores praticados na cidade sejam mais simpáticos ao bolso do viajante. Se essa for a sua opção de viagem, os meses de abril, maio, setembro e outubro são os mais indicados!