A capital da Hungria consegue encantar a todos, não só pela beleza, mas também por seus preços bem camaradas quando comparados com outras capitais da Europa. Uma cidade com quase dois milhões de habitantes e dividida pelo Rio Danúbio, ficando praticamente uma cidade de cada lado do rio.
E o primeiro item a decidir antes de escolher o hotel que você vai se hospedar em Budapeste é qual das “duas cidades” faz mais o seu perfil: Buda ou Peste. Buda é mais residencial, mais pacata, é onde vive os mais endinheirados da cidade. Ali estão localizadas muitas construções medievais e a Igreja de São Matias. Do outro lado do rio fica Peste, o lado mais animado, onde fica o maior edifício do país, o Edifício do Parlamento Húngaro e a bela Avenida Andrássy, que ganhou o apelido de Champs-Élysées da Hungria. É em Peste que fica o maior número de hotéis, comércio em geral e de atrações turísticas. O bom é que independente do lado escolhido, é certeza de tarifas mais camaradas e de se hospedar em uma região bem agradável.
- Terézváros
Em Peste, a região próxima da Avenida Andrássy chama-se Terézváros, um bairro conhecido por sua principal avenida que abriga lojas de luxo e a Ópera de Budapeste. Parte dessa avenida faz parte da lista de Patrimônio Histórico da Unesco. O Hotel Moments fica bem próximo da Ópera, possui quartos mais refinados e está instalado em um edifício histórico.
- Erzsébetváros
O bairro de Erzsébetváros é o antigo bairro judeu, uma das partes mais descoladas da cidade, com muitos pontos turísticos e muitos ruin pubs para curtir a noite. Sem dúvida, é uma boa opção para se hospedar caso você queira ficar bem perto de tudo. O Hotel Brody House Budapeste possui apenas 11 quartos com decoração vintage e foi instalado em uma antiga residência de um ministro húngaro e o Roombach Hotel oferece um ótimo café da manhã, está muito bem localizado, próximo de atrações turísticas, restaurantes e de transportes públicos.
- Belváros
A região de Belváros e Lipótváros faz parte do centro histórico de Budapeste. Fica mais perto do rio, o que rende uma bela vista da cidade e também oferece muitas opções de bares, cafés, restaurantes, lojas e principalmente de hotéis, sendo que aqui a hospedagem é um pouco mais cara do que no bairro judeu, em Erzsébetváros. É aqui onde fica o Parlamento e outras construções históricas. Se estiver com o orçamento mais folgado, aproveite para se hospedar em um hotel que ofereça quartos com vista para o Danúbio. O Aria Hotel Budapeste é um hotel de luxo, bem localizado e que oferece bons mimos para seus hóspedes e o Danubius Hotel Astoria City Center possui boa localização, está próximo de uma estação de metrô e bem perto do rio.
- Distrito do Castelo
Já, do lado de Buda, a melhor área para se hospedar é o Distrito do Castelo que é a região mais turística e com mais opções de entretenimento. É um local bem bonito, com uma bela visto do rio, pois fica no alto de uma colina, mas só não espere encontrar preços baixos. O Butik Design Buda é um hotel novo, inaugurado em 2016 e fica bem próximo do Rio Danúbio.