A capital da Hungria, assim como muitas cidades europeias, recebe uma grande quantidade de turistas durante os meses de verão, que são os meses mais quentes, afinal é época de férias escolares, quando acontece diversos eventos ao ar livre, porém é quando as tarifas dos hotéis aumentam bastante, então caso você não se importe de pagar mais e de enfrentar mais filas nas atrações turísticas, Budapeste fica muito animada durante o verão, que compreende aos meses de julho e agosto. Junho e setembro também faz calor e a cidade também recebe mais visitantes, mas um pouco menos que julho e agosto.
Outubro, novembro, abril e maio são meses de estações transitórias, quando não faz nem muito frio e nem muito calor, a cidade não está nem tão cheia e nem tão vazia e as tarifas dos hotéis já caíram bem em relação ao período de alta temporada.
O inverno que corresponde aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, faz bastante frio, então caso a viagem seja para esse período, vá preparado e com bons casacos de frio. O dia fica mais curto e as atrações turísticas bem mais vazias.
O Festival da Primavera é um grande evento cultural que acontece anualmente entre os meses de março e abril, quando a cidade recebe milhares de visitantes.