Escolher o local onde você fará a sua hospedagem na capital da Indonésia não é das tarefas mais fáceis. Isso porque os pontos turísticos são espalhados e o trânsito é bastante caótico por lá. Para saber qual é o melhor lugar, você precisará entender o perfil da sua viagem. Se é apenas uma noite, com o objetivo de fazer uma pausa para conexão, o melhor é reservar um hotel perto do aeroporto. Já se a ideia é realmente conhecer Jacarta, você deverá ficar na região central, nas imediações do Monumento Nacional, pois a área garante mais possibilidades aos turistas.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar elenca as melhores regiões da cidade para escolher a sua acomodação, com os seus prós e contras. São elas:
- Menteng
É a melhor região para quem quer desbravar a capital do país devido à sua localização central. Alguns dos principais pontos turísticos de Jacarta ficam nesse bairro, como o Monumento Nacional, a Galeria de Arte Kunstrung e o Museu Nacional. O distrito está geograficamente situado ao sul da Merdeka Square, a praça principal da cidade, a uma distância de aproximadamente 10 minutos. Essa é também uma área bem abastecida pela rede de ônibus, o que permite a fácil locomoção para os demais cantos do município. Menteng ainda desponta como um bairro nobre e, apesar de ser muito influenciado pelo turismo, é ainda o lar de muitos habitantes locais (especialmente pertencentes a famílias ricas). Outro ponto positivo é que a área conta com uma efervescente rede de restaurantes, bares, pubs, casas noturnas e lojas de conveniência capazes de aplacar as necessidades dos viajantes. Menteng conta ainda com muitas opções hoteleiras, que vão desde hotéis de luxo até acomodações mais econômicas, possibilitando ofertas para todos os gostos e bolsos.
- Tanah Abang
Bairro que desponta como segunda opção viável para quem quer se hospedar na cidade. Também situado na região central, o Tanah Abang é o maior mercado têxtil de Jacarta e ilustra bem o clima dos moradores quando vão às compras. O local conta ainda com o Museu Têxtil, que narra um pouco a história desse mercado e a sua importância para a economia do país. Outros pontos de interesse da região são o Museu Taman Prasati e o Estádio Gelora Bung Karno, que garantem também opções de entretenimento sem muita locomoção. Quanto à infraestrutura, o local apresenta uma boa gama de restaurantes, bares e lojas de conveniência. Inclusive, algumas redes bem famosas estão por lá, como o TGI Fridays e o Wendy`s. Outro ponto alto do distrito é a possibilidade de encontrar hospedagens que se acomodam tanto em budgets mais apertados quanto em mais abastados.
- Central Business District
Também chamado de CDB, essa é a parte de Jacarta onde estão localizadas muitas empresas, principalmente internacionais. Por ser uma área de negócios, o local conta com hotéis especializados em suprir as necessidades de turistas que vão à cidade com propósito de trabalho. Por isso mesmo, muitas hospedagens ficam nas imediações do Centro de Convenções de Jacarta. É uma área também com bastante abastecimento da rede pública de transportes e indicada para quem pretende fazer compras. Alguns dos shoppings mais luxuosos da cidade estão lá, como o Plaza Semanggi Shopping Complex, que conta com restaurantes refinados, cinemas modernos e lojas da moda. A infraestrutura por aqui também é bastante satisfatória, com opções de restaurantes que vão desde os mais simples aos mais sofisticados, lojas de conveniência e bares para fazer um bom happy hour. É uma alternativa que corre por fora, mas que deve ser cogitada se o turista encontrar um preço de hospedagem interessante.