Com clima de monção tropical caracterizado por temperaturas constantes e altas o ano todo, o turista pode ficar despreocupado porque frio é quase uma lenda urbana na capital da Indonésia. Com mínimas na casa dos 25•C e máximas em torno dos 33•C, o calor é onipresente por lá. Aliás, as temperaturas variam muito pouco ao longo das estações. Para se ter uma ideia, Setembro – o mês mais quente – tem média de 31•C enquanto Janeiro – o mais frio – tem seus termômetros quase sempre em 29•C. Ou seja, apenas 2•C de diferença!
Se a temperatura não é um fator decisivo para a sua viagem, outro ponto deve ser levado bastante em consideração: as chuvas. A temporada úmida de Jacarta é a mais longa do ano e vai de Novembro a Março. Nesse período, os índices pluviométricos vão de 72mm a 200mm ao mês. Janeiro e Fevereiro compõem as temporadas mais chuvosas, portanto evite a todo custo viajar nessas épocas!
Já a estação das secas apresenta taxa de umidade mais regulada e mais horas de sol por dia. Isso acontece entre os meses de Junho a Outubro, quando as médias estão entre 24mm e 65mm ao mês. Agosto é o mês mais seco do ano, sendo seguido por Setembro, ambos com taxas inferiores a 40mm ao mês.
Enquanto a temperatura varia muito pouco durante o ano, o mesmo não pode ser dito das chuvas. Agosto, o mês com menor umidade, possui apenas 5 dias de tempestades, enquanto Fevereiro, o mais chuvoso, conta com inacreditáveis 19 dias de temporais.