Liverpool é mundialmente conhecida como a cidade dos Beatles, mas acredite, há mais para fazer além de seguir os passos dos quatro garotos da banda. Tá certo que a maioria dos turistas que chega em Liverpool tem o intuito de fazer uma espécie de Beatles tour, mas caso você queira conhecer um pouco mais de Liverpool, essa bela cidade portuária pode te surpreender.
Próxima de Londres, visitar Liverpool é uma boa maneira de conhecer um pouco mais da Inglaterra, para quem deseja ver algo além de Londres. Liverpool abriga diversos museus com entrada gratuita e algumas áreas do centro da cidade foram consideradas Patrimônio Mundial da Unesco como é o caso da área de Albert Dock, uma área que foi revitalizada recentemente, e hoje em dia é uma das atrações mais visitadas do país, onde estão diversos restaurantes, museus, além da bela vista dos canais de Liverpool.
O The Beatles Story é uma das atrações mais visitadas de Liverpool. O museu interativo conta a história da banda desde antes da fama até a explosão de suas músicas pelo mundo, é uma verdadeira jornada através da vida dos meninos de Liverpool. Outra jornada através da vida dos Beatles é o tour chamado de Magical Mystery Tour, um passeio que passa por locais obrigatórios que quem é fã da banda tem que conhecer: a Rua Penny Lane, as casas onde os meninos viveram, o Cavern Club, entre outros pontos importantes na vida da banda. O passeio é realizado em um animado ônibus amarelo, tocando muita música dos Beatles, claro. O tour dura aproximado 2 horas e é recomendado comprar o bilhete com antecedência. Há outros tours para quem deseja conhecer mais sobre a história da banda e não é difícil encontrar agências vendendo esses passeios.
O Cavern Club parece até mais um pub comum no meio de tantos outros pubs ingleses, porém foi nesse lugar que os Beatles iniciaram a carreira e conquistaram os primeiros fãs, e outras bandas famosas também já tocaram no Cavern Club como The Rolling Stones, Queen, Elton John. Embora o bar tenha sido realocado de sua localização original, até os tijolos originais da época em que os Beatles tocavam foram levados para a nova localização, tornando-se uma réplica do bar original, além da atração turística musical mais visitada da Inglaterra. O pub abre todos os dias e fica em uma rua onde estão vários outros pubs. Mas não é só o Cavern Club que faz parte da história dos Beatles, há outros bares na cidade para visitar e conhecer mais sobre a história da banda. O The Jacaranda é um bar e ao mesmo tempo loja de vinil, onde os Beatles fizeram também algumas das primeiras apresentações, porém é bem menos turístico que o Cavern Club. Com decoração temática, o estabelecimento funciona de dia como loja de vinis e a noite como bar.
E se você gosta de futebol, tente reservar um tempo para conhecer o estádio do Liverpool F.C. Chamado de Anfield, o estádio é aberto para visitas guiadas que te levam aos gramados, aos vestiários e à loja do clube, assim como acontece com outros grandes estádios da Europa.
A Catedral de Liverpool foi construída em estilo neogótico e é a igreja mais importante da cidade. Sua altura e tamanho impressionam, com quase 190 metros de comprimento e 101 metros de altura, é a igreja mais longa do mundo e uma das mais altas. A entrada é gratuita, mas para subir em sua torre é necessário pagar.
Em Liverpool é onde fica a comunidade chinesa mais antiga do Reino Unido, o que resultou em muitas opções de restaurantes chineses espalhados pela cidade e mais ainda na região de Chinatown. Aproveite para fazer uma refeição, conhecer o bairro e seu símbolo que é um gigantesco portão que veio diretamente da China e fica bem na entrada.
Para quem gosta de visitar mercados, o Baltic Market é um bom local para passear e comer algo interessante. É um mercado informal, com diversas opções de restaurantes, cafés, bares e lojas. Não é um lugar muito barato, mas vale a pena ir até lá seja para uma refeição mais completa ou então apenas para um drinque. Outro mercado de Liverpool é o Lark Lane Farmer’s Market, um ótimo lugar para conhecer produtos típicos como vegetais, frutas, carnes, queijos, pães e bolos, sendo que tudo é produzido pelos próprios vendedores, normalmente com alimentos frescos. O único grande detalhe é que esse mercado só abre uma vez ao mês, todo quarto sábado do mês.