Bolonha fica ao norte da Itália, próxima de cidades como Florença e Milão, e se encaixa bem em um desses passeios de bate e volta de ambas as cidades. De Milão são 1 hora e 15 minutos de trem, já, Florença está bem mais próxima, são apenas 40 minutos. E como Bolonha fica bem no centro da região da Emília-Romanha, a cidade acaba tornando-se uma importante passagem para quem viaja de trem ao norte da Itália.
Mas embora as passagens de trem sejam baratas e é até possível visitar Bolonha em um só dia, Bolonha merece um pouco mais de tempo de sua viagem. Dois dias ao menos para conhecer a cidade, ou então para quem utilizar Bolonha como base para conhecer outras cidades que ficam próximas como Parma, Ferrara, Rimini, Ravena e Modena, a quantidade de tempo exato em Bolonha vai depender muito do interesse de cada um.
Em Bolonha, o ideal seria se hospedar no centro histórico da cidade, ou então quanto mais próximo do centro melhor, para fazer passeios a pé (ou quem sabe de bicicleta) e para ficar mais próximo das atrações turísticas, de restaurantes, bares, e de todo o burburinho em geral. Bolonha não é uma das cidades mais caras da Itália para se hospedar, então é possível encontrar uma hospedagem com uma boa relação custo x benefício. Claro que tudo vai depender da época da viagem, sempre lembrando que durante o verão, mais especificamente nos meses de julho e agosto, é alta temporada, então a procura é maior, assim como os preços dos hotéis. O Festival de Jazz que acontece no mês de novembro também deixa a cidade mais cheia e movimentada, por isso é recomendado reservar hotel com antecedência, assim como acontece com os meses de verão.
- Centro
O centro da cidade, além de ser super charmoso e histórico, é bem preservado e pra quem tiver oportunidade, vale a pena se hospedar por ali. As outras regiões de Bolonha com certeza são mais baratas, mas tem que avaliar se realmente vale a pena economizar com hospedagem ficando mais longe das atrações turísticas e com isso, perdendo mais tempo da viagem entre deslocamentos. Quanto mais próximo na Piazza Maggiore, melhor localizado será o hotel. Mas pra quem realmente não puder ficar hospedado centro da cidade, tudo bem, afinal Bolonha é toda charmosa, com bons restaurantes e construções bem preservadas. Nesse caso tente, quem sabe, alugar uma bicicleta para facilitar o transporte, ou então pegar ônibus ou táxi mesmo.
- Região universitária
A região universitária fica bem ao lado do centro e é onde fica a Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa. É uma região muito movimentada devido ao movimento dos estudantes, com muitos bares, festas e agito noturno. Pra quem não gosta muito de barulho, talvez essa não seja a melhor região para se hospedar, principalmente se o hotel for próximo da Via Zamboni, a rua mais famosa da região.
- Estação de trem central
Próximo da estação de trem de Bolonha também há opções de hotéis, de vários preços. Pra quem vai se hospedar em Bolonha e se deslocar até outras cidades quase todos os dias, pode ser uma boa alternativa ficar próximo da estação de trem. Não é tão ao lado do centro histórico e também não é tão charmoso quanto o centro, mas não deixa de ser uma alternativa, tudo vai depender do roteiro e do interesse de cada um.