A cidade sulista possui clima mediterrâneo – invernos não tão rigorosos, mas com muita chuva e um verão quente, onde a umidade desaparece, tornando o clima muito seco. Porém, Nápoles está rodeada por um golfo de mesmo nome e por isso sempre há uma brisa vinda do mar.
A melhor época para se visitar a região é entre os meses de abril e novembro, quando a temperatura máxima ultrapassa os 20°C, e os dias são normalmente ensolarados e frescos, favorecendo os passeios e os banhos de mar.
Se não puder viajar nesse período, se prepare para enfrentar temperaturas em torno dos 10°C e muita tempestade. Apesar de estragar os planos que envolvem descansar em uma praia de águas azuis cristalinas, o frio do inverno não impossibilita outras atividades ao ar livre, como em grande parte dos países europeus.
Durante o verão, prepare-se para experienciar muito sol e muito calor, na melhor época para visitar Nápoles e desfrutar de passeios às praias e ilhas. Se proteja com protetor solar e beba muita água. Por causa do clima seco e das longas caminhadas turísticas, o seu corpo pode sofrer com uma desidratação.
No outono as temperaturas começam a cair e as nuvens aparecem em alguns momentos do dia, chovendo cerca de 180mm e fazendo uma temperatura média de 19°C. Se der sorte, ainda é possível curtir uma praia nos meses de setembro e outubro.
Em novembro já é possível sentir os ventos gelados do inverno que se aproxima, e as águas chuvas se tornam recorrentes, e nos meses seguintes a temperatura cai e a chuva aumenta. É o pior momento para visitar esse pedacinho do mediterrâneo.
A primavera, apesar de não ser o período de maior calor, pode ser uma ótima estação do ano para viajar à Nápoles. Faz calor, chove pouco e a paisagem se enche de pequenas e coloridas flores, além dos preços de estadia e da comida estarem mais baixos do que na alta temporada.