Escolher a melhor época do ano para visitar Roma não tem muito mistério. Embora a cidade seja gostosa em qualquer estação, a maioria dos viajantes prefere aproveitar os meses da primavera europeia (entre abril e junho) para curtir um clima quase perfeito. Nesses meses as temperaturas costumam ser amenas e o sol aparece com frequência para iluminar as ruas de Roma e contribuir com os passeios programados. Embora seja o fim do verão e o início do outono, o mês de setembro também tem características bastante similares e é muito procurado por quem vai à cidade.
Em compensação, os meses de outubro e novembro são o início da temporada de chuvas. Por isso mesmo, apesar de também oferecerem temperaturas amenas, são menos procurados. Afinal, você não quer ter seu passeio estragado por uma tempestade que surgiu do nada… E, embora não tenham chuvas tão frequentes, outubro e novembro são responsáveis pela maior parte da água que cai na cidade: chovem cerca de 8 a 10 dias por mês nessa época.
Se preferir ir a Roma durante os meses do verão europeu (entre junho e agosto), é bom se preparar para enfrentar mais filas do que de costume e ainda por cima correr o risco de encontrar algumas atrações e restaurantes fechados. Esse é o período de férias na região, quando muitas pessoas aproveitam para viajar para fora da cidade - e são os turistas que invadem a parte histórica de Roma. Prepare-se também para temperaturas dignas dos trópicos: em alguns dias chega a fazer mais de 40ºC na cidade.
Já os viajantes que se programam para conhecer a Europa na temporada fria (entre dezembro e fevereiro) poderão aproveitar preços mais econômicos na hora de reservar a estadia, desde que fora dos períodos de Natal e Ano Novo. Embora não seja comum nevar por lá, as temperaturas baixas são perfeitas para os amantes do frio e não é incomum que os relógios marquem temperaturas próximas de zero nos dias mais gélidos. Leve um agasalho e divirta-se!