Só de pensar em se hospedar na maior cidade do mundo, qualquer um começa a formular muitas teorias sobre qual seria a melhor área para reservar a acomodação. A verdade é que a localização é sim importante, mas ninguém precisa quebrar a cabeça para escolher onde ficar em Tóquio.
Com diversas opções de hospedagem que vão dos tradicionais hotéis cápsula (onde não há quartos, apenas uma área para dormir no formato de uma cápsula) até hotéis cinco estrelas de algumas das principais redes do mundo, a cidade é um prato cheio para quem busca acomodações diferenciadas. Um dos pontos importantes no momento da escolha é prestar atenção à proximidade com estações de trem ou metrô, o que permite se deslocar mais facilmente pela capital japonesa. Dê preferência para acomodações que estejam dentro da área do metrô Yamanote, uma linha circular que passa pelos principais pontos da área central da cidade. Antes de completar sua reserva, é bom saber também que alguns hotéis em Tóquio possuem áreas separadas para fumantes e não-fumantes, dessa forma, é importante fazer a reserva na área que lhe corresponde.
Abaixo, nós listamos cinco bairros que prometem ser ótimas opções de hospedagem em Tóquio.
- Shibuya
Além de muito bem servido em termos de transporte público, o bairro de Shibuya, localizado no distrito de mesmo nome, é também próximo a diversas atrações turísticas de Tóquio, como o bairro antigo de Shimokitazawa. Para completar, a região também é repleta de muitos cafés e restaurantes, permitindo que você encontre boas opções de alimentação nas proximidades, sem precisar se deslocar a cada refeição. Entretanto, os hotéis costumam apresentar preços mais elevados do que a média - que, em Tóquio, já é bastante alta. Se estiver considerando se hospedar em Shibuya, a dica é fazer a sua reserva com o máximo de antecedência para conseguir os melhores preços.
- Shinjuku
Também muito bem localizada, a área de Shinjuku é ideal para os amantes de compras, pois o comércio nas proximidades é vibrante, repleto de lojas e shoppings. É aqui também que se encontra o distrito de negócios da cidade. Além disso, o bairro, localizado no distrito homônimo, é reconhecido por sua agitada vida noturna, que atrai moradores de todas as regiões de Tóquio. Falando nisso, a facilidade de locomoção é um dos fortes do bairro, que possui a estação de metrô mais movimentada do Japão. Porém, assim como acontece em Shibuya, os preços das hospedagens para quem opta por essa região costumam ser bastante elevados.
- Marunouchi
Como o bairro é lar da Tokyo Station, a principal estação ferroviária do país, ele se tornou uma opção ideal para quem pretende seguir viagem de trem pelo Japão. Além disso, é também um distrito de negócios. Se estiver em busca de tranquilidade durante a estadia e não quiser abrir mão da proximidade com a Tokyo Station, a dica é escolher uma acomodação longe das grandes avenidas - assim você verá que o bairro também pode ser um reduto de paz em meio ao caos. Fora isso, o bairro fica pertinho dos jardins imperiais e ao lado de Ginza
- Ginza
Um reduto de muito luxo em plena Tóquio, repleto de hotéis sofisticados e mais exclusivos. É o bairro para aqueles viajantes que não se importam de gastar um pouco a mais em troca dos melhores serviços. Nas proximidades você irá encontrar muitas opções de bares e restaurantes, bem como lojas de diferentes estilos - desde boutiques de alto padrão até lojas de departamento. Aos domingos, a principal avenida de Ginza (a Chuo-Dori) é fechada para o tráfego de veículos, reunindo moradores da cidade e turistas em toda a sua extensão.
- Harajuku
É onde a cultura jovem japonesa se concentra e pode ser ideal para os amantes de cosplay ou curiosos em geral. Harajuku pode ser definida como uma área criativa, jovem e sem barreiras, capaz de aceitar pessoas de diferentes nacionalidades com todas as suas peculiaridades. No bairro fica também o Parque Yoyogi, onde jovens japoneses de todas as tribos se reúnem aos domingos para curtir a vida do seu jeito. Não por acaso, esse é considerado o bairro da moda, com um toque futurista, onde todos vão para ver e ser vistos.