Para entender como funciona o clima na região das Ilhas Maldivas, é necessário entender como é a geografia local. As Maldivas são formadas por uma série de atóis naturais, isto é, ilhas oceânicas em forma de anel, além de outras porções de terra e recifes isolados, que formam um padrão de norte a sul. Para fins administrativos, o país está organizado em sete províncias, com 21 divisões administrativas, sendo 20 atóis administrativos e a cidade de Malé.
As Ilhas são naturalmente quentes e ensolaradas durante todo o ano, com temperaturas médias de 23ºC a 31ºC. Porém, a melhor época para visitar a cidade de Malé é entre novembro e abril, pois é quando está fora do período de monções, que vai de maio a outubro nos atóis do norte, onde a capital se encontra. Portanto, se você permanecer nos atóis do norte, o ideal é viajar nesse período para pegar a estação seca.
Já os atóis do sul funcionam ao contrário e têm maior índice de chuvas de novembro a março. Esteja atento para se programar bem e ver se você irá passar mais tempo perto de Malé ou nos atóis do sul. Não há muito a fazer em dias chuvosos nas ilhas, por isso, gaste um tempo para planejar a viagem e tentar ir no período mais seco.