Lagos é uma cidade portuguesa do Distrito de Faro, localizada no Barlavento Algarvio, zona ocidental da região e sub-região do Algarve. Com um pouco mais de 18 mil habitantes, a charmosa cidade está intimamente ligada aos chamados Descobrimentos Portugueses. Beneficiada pelo seu porto, situado em uma larga baía em frente ao Oceano Atlântico, foi dali que partiram as principais expedições marítimas portuguesas nos séculos XV e XVI.
Mas a história de Lagos é ainda mais antiga. Há registros de que Lagos foi fundada quase dois mil anos antes de Cristo, já como um importante porto, onde fenícios, gregos e cartaginenses faziam comércio. Depois disso, tornou-se um importante centro industrial romano para produção de salga de peixes a cerâmicas. Com a queda do Império Romano, foi a vez do domínio muçulmano.
De lá para cá, a cidade passou por muitas fases e hoje é um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve, com praias, importantes patrimônios, além de ótimos serviços, infraestrutura hoteleira e opções de bares e restaurantes.
Atualmente, a maioria da população reside dispersa no território da cidade, fora do centro da cidade, trabalhando sobretudo nos serviços e indústria turística. O centro histórico é praticamente todo estruturado para percursos exclusivamente a pé, proporcionando uma vasta oferta de estabelecimentos comerciais e para alimentação.
Viajar para Lagos é a garantia de conhecer algumas praias mais bonitas do Algarve (quiçá do mundo, de acordo com alguns guias de viagem!). São praias para todos os gostos, com ou sem estrutura, grandes e abertas, pequenas e rodeada de rochas e até praia de nudismo.
Lagos também pertence à rede das Cidades Cittaslow, uma organização não governamental, que tem por objetivo reduzir a velocidade da vida nas cidades para melhoria da qualidade de vida. Se por um lado as cidades com esse título devem avançar na garantia de um estilo de vida calmo, em Lagos isso não significa nenhum marasmo, e, sim, muito prazer.
A cidade, com suas famosas casinhas brancas, tornou-se uma espécie de coqueluche dos turistas europeus no verão, por causa de suas praias e de sua animação noturna. Há quem diga que Lagos tem um ritmo que lembra Ibiza ou as mais badaladas ilhas gregas, com bares, baladas e bons restaurantes. Muitos alemães, nórdicos e franceses possuem casas de veraneio nessa charmosa cidade portuguesa.
No verão da Europa, o litoral português fica lotado de turistas do próprio continente que vão para região em busca de sol e praias. Vale registrar, no entanto, que para os brasileiros os meses um pouco mais frios também podem ser bastante agradáveis, além de ser uma boa época para aproveitar os preços da baixa temporada.
Com todos esses predicados, a consequência é que se hospedar em Lagos pode fazer o turista gastar um pouco mais do que em outras cidades de região portuguesa, mas há várias outras opções próximas. Caso dinheiro não seja o problema, Lagos é sem dúvida uma das melhores opções de base para conhecer Algarve.