A charmosa cidade de Lagos contempla praias reconhecidas entre as mais bonitas do Algarve. Uma das paradas obrigatórias por quem visita o sul de Portugal.
A Avenida dos Descobrimentos, principal rua da cidade, margeia a saída dos barcos pela Marina de Lagos por um calçadão a sua frente, que geralmente tem uma feirinha no verão. Do lado oposto, está o centro histórico.
Para conhecer a cidade, aventure-se em uma caminhada pelo litoral. A partir do centro histórico, siga em direção leste pela Av. dos Descobrimentos até encontrar o Forte da Ponta da Bandeira, logo à frente da primeira e mais próxima Praia da Batata. Geralmente frequentada por famílias e por quem foge das longas escadas de acesso as praias.
Ao seguir a caminhada pela mesma Avenida, pegue uma trilha à esquerda assim que avistar o Corpo de Bombeiros. Prepara-se para a vista! As águas cristalinas e as rochas no meio do mar formam uma paisagem fascinante. Conheça a Praia do Pinhão e siga até a famosa Praia Dona Ana. Aproveite para dar um mergulho e fazer um descanso, pois esta é uma praia com mais estrutura.
Ao seguir mais dez minutos encontrará a pequena e exuberante Praia do Camilo. Um restaurante de mesmo nome marcará a chegada ao local. É preciso estar disposto para encarar todos os seus degraus, mas vale a pena!
Reserve uma dose extra de energia e siga até a Ponta da Piedade. Um farol e excelente mirante para observar a costa de Lagos e as rochas que brotam pelo oceano de águas calmas e cristalinas. O pôr do sol é imperdível. Para retornar, a caminhada será em torno de 45 minutos. Caso esteja de carro, em todas as praias há estacionamento público disponível.
Se deseja um programa mais família, considere visitar a Meia Praia e a Praia Porto de Mós. Ambas têm fácil acesso, restaurantes, possibilidade de aluguel de cadeiras e guarda-sóis e, em especial, poucos degraus.
Além das lindas praias da cidade, reserve um tempo para explorar o centro histórico de Lagos e conhecer um pouco da história ligada aos Descobrimentos Portugueses. Visite o Mercado Municipal pela manhã e seu restaurante no terraço com linda vista para a baía. Não deixe de conferir o Museu de Escravos, primeiro mercado de escravos da Europa construído em 1444.
Por fim, caso tenha tempo disponível, considere visitar a costa oeste de Portugal e as pequenas vilas de Sagres, Vila do Bispo e Aljezur. Reduto de surfistas, aventureiros e interessados em um roteiro mais alternativo, de natureza exuberante, boas ondas e tranquilidade. Aproveite o pôr do sol no Cabo de São Vicente ou vá surfar pelas belas praias da Costa Vicentina, como essa região é conhecida. Conheça também a rede de trilhas da Rota Vicentina e concilie alguma caminhada em seu passeio.