Se você vai entrar no clima dos europeus e aproveitar apenas a noite da cidade tailandesa, talvez a dica seja pegar um hotel mais caro para aproveitar as piscinas e suas dependências. Já para aqueles que não estão tão importados com isso – ou conseguem conciliar bem vida diurna e noturna – Pattaya tem opções capazes de preencher pelo menos 3 dias de atividades. Vale lembrar que a cidade está a apenas 140km de Bangkok, sendo por essa razão um destino de escape para os moradores da capital. Isso faz com que a região fique bem cheia durante finais de semana e feriados. Se conseguir conciliar a sua ida em algum outro período, melhor. Caso não seja possível, programe-se para evitar o trânsito das estradas, pois ele poderá reduzir bastante o seu tempo de passeio.
O lugar mais imponente da cidade não é praiano. O Santuário da Verdade é um daqueles lugares que todo mundo precisa ir pelo menos uma vez na vida! Feito totalmente de madeira (inclusive sem pregos de metal), esse templo é uma mistura de museu de arte, santuário religioso e monumento cultural. Sua estrutura é dividida em quatro partes, cada uma delas em homenagem às religiões Tailandesa, Khmer, Chinesa e Indiana. No local ainda acontece um tour guiado a cada meia hora e é possível acompanhar apresentações de dança tailandesa às 11h30 e 15h30.
Pattaya ainda é a casa de outros dois templos interessantes. O Wat Phra Yai está localizado no topo da montanha Phra Tamnak e conta ainda com o Big Buddha como atrativo especial. Lá, o turista poderá tirar incríveis fotos panorâmicas do município. Também na mesma montanha fica o Pattaya Viewpoint, um mirante que proporciona vistas deslumbrantes das praias locais. Reserve um tempo também para conhecer o Wat Khao Phra Bat, um templo cheio de galinhas, galos, cachorros e gatos. Apesar de pequeno, é interessante ver como a construção e os animais se misturam para gerar uma atmosfera ímpar e totalmente inusitada.
Agora quando o assunto são praias, quem ganha atenção especial é Koh Lan. Situada em uma ilha que fica a 7km de Pattaya, o turista poderá pegar um barco no píer e fazer um passeio bate e volta para lá sempre que quiser. As águas são verdinhas e o clima é paradisíaco. Apesar disso, o local costuma ficar cheio de turistas, especialmente asiáticos, então a situação pode ficar meio caótica. Para evitar isso, tente ir a Koh Lan por volta do horário do almoço, quando o fluxo de pessoas já começa a diminuir.
As três principais praias da cidade também são bastante agradáveis. Portanto, se ficar em Pattaya Beach, Jomtien Beach ou Naklua Beach aproveite a infraestrutura local para tomar um drink estirado em uma cadeira de sol. A maioria das praias da região oferece aluguel de cadeiras e guarda-sóis, assim como atividades aquáticas como passeios de barco, jet-ski e parapente. Para não passar qualquer tipo de perrengue, reserve esses passeios com o seu hotel ou com uma agência de viagens.
Uma boa pedida ainda é alugar uma scooter para conseguir percorrer todos os cantos da cidade tailandesa. Como transporte público não é o forte do local, essa é uma possibilidade interessante (pois alia mobilidade à uma experiência divertida).
Não deixe de visitar também a Pattaya Walking Street, uma espécie de Red Lights District do município. É por lá que a vida noturna acontece, com diversos bares, restaurantes, boates, shows de strip-tease ou ainda espetáculos de Ping Pong e Go-Go Show. Por aqui a prostituição é bem marcante, então se estiver em família o lugar pode não ser tão apropriado assim. Para os demais turistas, esse é um dos cartões-postais do município, pois exala o DNA da cidade.